O Dropbox começou essa semana a tapar um buraco que estava sendo explorado há alguns dias. A falha estava na promoção da Dropbox em parceria com a HTC, que deu 23 GB de armazenamento a usuários de alguns aparelhos Android da fabricante. Uma versão modificada do aplicativo, no entanto, deu acesso aos 23 GB para qualquer dono de Android (e concordo com o Pedro Burgos, do Gizmodo Brasil, que diz que a artimanha é condenável). Agora essa mamata acabou.

Screenshots de um leitor que usou o hack

A versão modificada foi publicada por um membro do fórum XDA-Developers na metade de março e teve até uma atualização com correções e melhorias pouco depois. Agora os usuários que ganharam 23 GB de espaço de forma ilegítima passaram a ter suas contas revertidas para o estado original, antes do hack ser aplicado. Não há relatos ainda de contas sendo excluídas completamente ou com perda de arquivos, embora o uso do aplicativo provavelmente vá de encontro com os termos de serviço do Dropbox.

Em um post no fórum do serviço, um agente de suporte confirma que eles vão detectar quem usou o hack e diz ainda que a promoção só é válida para aparelhos com a interface HTC Sense 4.0, que devem ser lançados ainda esse mês nos EUA.

Já era de se esperar que a Dropbox tirasse o espaço de quem conseguiu de forma não-legítima e provavelmente a HTC deve ter feito uma pressãozinha, afinal ela tem um acordo com o serviço. Ao menos nova política de bônus de armazenamento para quem indicar amigos, liberada hoje, deve servir para acalmar os ânimos de alguns dos usuários afetados.

Dica do Fábio Melo (@ffffabio) no Twitter e screenshots do Athos Moreno (@athosbr99). Valeu, vocês dois!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bornos
Tinha usado o app pra ganhar os 23gb e retiraram esses dias esse ~espaço indevido~. Acho justo.
@LBKatan
A propósito, é tão difícil ler "parecido"?
@LBKatan
Um cara com nick de "MalcriadoRJ", que vem com um comentário desses? Deve ser um aspirante a troll. =)
MalcriadoRJ
Que espécie de comentário idiota é esse? Que lei? que lei????
@welrbraga
Your quota was increased to 19.25 GB!
@ajscaldas
Já viu aquela que: "O desconhecimento da lei não o exime do cumprimento da mesma..." Bem... acho que é bem parecido.
Fernando Jorge Mota
Náh. No cliente para Windows, por exemplo, os caras usaram Python e Py2Exe...descobri através do Scan do anti-virus.. Óbviamente, o programa por si só possui apenas arquivos COMPILADOS do Python (*.pyc), mas com um pouco de paciência e engenharia reversa (visto que esse byte-code é fácil de ser re-interpretado pelo próprio Python), é simples ver todo o código desse cliente...por exemplo. Ah sim, e eu NÃO sou hacker :P
MalcriadoRJ
Não senhor. O passo a passo que eu li (de um blog brasileiro)simplesmente mostrava que você terminaria como um "dropbox guru", ou seja, parecia (PARECIA REALMENTE) ser algo que só os "gurus" conseguiriam. Parecia ser um desafio. DEPOIS é que veio à tona essa história de HTC.
Thiago
Eu fiz o esquema do google adwords a um tempo atraz tinha 11gb e pouco hoje recebi... Your quota was increased to 19.88 GB! Show de bola....
@LBKatan
O que continua errado. Fazer algo errado sem saber não é motivo pra que aquilo se torne certo. ;-)
@LBKatan
Your quota was increased to 3.25 GB! 6 hrs ago \o/ Eu nem tinha me ligado. Vi esse espaço aqui no aplicativo mas nem sabia que tinha aumentado hoje! lol BTW, valeu pelo link. =)
@LBKatan
Só que isso não é tão fácil, dependendo do caso. Acho que, por questões de segurança, seria difícil fazer reversa no Dropbox e seus aplicativos.
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Provavelmente pelo feed/log da conta que pode ser acesso aqui: https://www.dropbox.com/events E aproveitando a mensagem, recebi isso: Your quota was increased to 6.25 GB! Yesterday 9:28 PM
MalcriadoRJ
O Pedro Burgos está errado, porque partiu de uma premissa errada. Ele ACHOU que todos os que fizeram o hack SABIAM que era um hack. Eu fiz na inocência, pois o post que li não dizia que era hack nem ligava o hack à HTC. Simplesmente dizia como fazer. Lembra quando teve aquela maratona, cheia de pistas e tal? Pois é. Alguém bolou um blog colocando como vencer aquilo. Eu fiz e ganhei o espaço extra. Mesma coisa agora!
Dennis A.
Você recebeu essa mensagem aonde? eu realmente não vi ela.
Exibir mais comentários