Elas querem saber onde você está: Apple, Google e Nokia

Amazon escolhe tecnologia da Nokia para exibir mapas no Kindle.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

O gigante da web Amazon anunciou nessa semana uma nova API para que desenvolvedores adicionem localização geográfica a aplicativos para os aparelhos Kindle HD e Kindle Fire HD, mais recente investida da Amazon na disputa com Apple, criadora do iPad, e alguns fabricantes mancomunados com o ecossistema Android. Agora, de acordo com o site The Next Web, temos a confirmação de que a Amazon vai usar a tecnologia da Nokia para mapas e geolocalização. O que isso quer dizer? Que começou a corrida pela sua localização geográfica.

A Nokia comprou a empresa Navteq, especializada em mapeamento de ruas e logradouros, no mesmo estilo do que o Google faz com o controverso Street View. Diferentemente do Google, desconheço reclamações de desrespeito à privacidade alheia com os serviços fornecidos pela Navteq.

Ao optar pela Nokia, a Amazon diz não para duas gigantes e concorrentes no meio digital: o próprio Google e a Apple.

Kindle Fire HD de 7 polegadas

Temos notícias de que a unidade de negócios da Nokia destinada a localizações geográficas sangra dinheiro. Parece que não se sustentava até a mais recente publicação de resultados financeiros. Entretanto, os números chegaram antes do anúncio do Windows Phone 8. A próxima versão do Windows para smartphones troca os serviços de mapas do Bing pelo da Nokia. A tecnologia dos finlandeses acaba sendo oficial em todos os aparelhos com o WP8, portanto, o que pode garantir crescimento em participação de mercado da Nokia.

Os tablets Kindle HD e Kindle Fire HD utilizam o sistema Android, mas nem parece. Jeff Bezos, criador e CEO da Amazon, revelou as funcionalidades dos dispositivos sem citar o nome do Google nenhuma vez sequer. Eles não precisam, visto que se trata de software de código livre. Por outro lado, deveriam assinar um acordo com o Google para utilizar as APIs de mapas, entre outros recursos da “experiência Google” no Android (um licenciamento à parte).

Além da Amazon e da Microsoft, a Nokia conseguiu trazer o Yahoo para seu serviço de mapas. O mesmo Yahoo que entregou o buscador para que os engenheiros do Bing cuidassem e desenvolvessem.

A Apple, por sua vez, comprou uma startup de mapas e removeu o Google Mapas do aplicativo nativo no iOS 6, com lançamento prometido para quarta-feira. Faz parte do distanciamento que Steve Jobs iniciou e o atual CEO Tim Cook manteve de Mountain View, onde fica a sede do Google. Tudo por causa do crescimento exacerbado do Android, plataforma copiada descaradamente do iOS, nas palavras suspeitas de Jobs.

Praia de Copacabana vista pelo Nokia Mapas

Três empresas estão a postos na disputa pela sua localização geográfica: Apple, Google e Nokia. A qual delas você confiará seus dados? Todas, penso. Acabamos utilizando os serviços de várias delas ao longo do dia. Eu faço pesquisas de endereços no Google Mapas, tenho o Nokia Dirigir instalado no meu smartphone com Windows Phone e visualizo mapas no iPad (iOS 6) com a tecnologia da Apple.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados