Em novembro do ano passado a conhecida Universidade de Stanford propôs a criação de algo incrível: a maior câmera digital do mundo, chamada Large Synoptic Survey Telescope, que teria um sensor capaz de capturar imagens de 3.200 megapixels. Pelo próprio nome já é possível deduzir qual o seu fim: capturar imagens do espaço. Essa semana o projeto foi aprovado pelo departamento de energia americano, o principal patrocinador da ideia.

Renderização artística de como será a escala lente, ao lado de uma pessoa | Crédito: Stanford

A idealização do LSST foi do SLAC, que é uma espécie de laboratório do departamento de energia americano operado pela Universidade de Stanford. Nadine Kurita, a responsável pelo projeto, disse que o equipamento é bastante complexo por ter ao todo (pelo menos no papel) 189 sensores e pesar 3 toneladas.

Por dentro da lente | Crédito: Stanford

A ideia do projeto depois de pronto é capturar todo o céu durante uma semana e publicar as fotos, o que deve gerar um arquivo total de 6 milhões de GB por ano. Para efeitos de comparação, a chegar ao nível de qualidade e tamanho de fotos que o LSST vai capturar em 365 dias, uma pessoa teria que tirar 800 mil fotos com uma câmera de 8 megapixels por dia.

Apesar de ser desenvolvida por uma universidade americana, a câmera vai ficar bem mais perto do que você imagina: no topo de uma montanha chilena, chamada Cerro Pachón. A construção do projeto deve começar em 2014, se tudo seguir com o planejado.

Com informações: Slashdot.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados