O Galaxy Nexus desenvolvido pelo Google em parceria com a Samsung e manufaturado pela gigante coreana foi anunciado em outubro com direito a uma novidade interessante: botões virtuais em vez dos físicos para alguns ações padrões do Android. A ideia do Google é que, num futuro próximo, todas as ações possíveis sejam dispostas pelas telas do aplicativo em vez de relacionadas a partir de um botão.

Em um artigo no site do Android foi explicitado que o Google não tem intenção de admitir apps com ações a partir do botão de menu a partir do Ice Cream Sandwich. Esse botão, que oferece uma listagem com todas as ações possíveis no aplicativo, deve ser ignorado pelos desenvolvedores.

ActionBar

A recomendação do Google é que os apps tenham ações dispostas no fluxo de uso do aplicativo. Imagino que não faça sentido um botão de anexar arquivos numa tela que não seja a de criar uma nova mensagem. O exemplo tolo, cunhado por mim, dá o tom do que o Google espera daqui para frente dos apps voltados para Ice Cream Sandwich.

“Como desenvolvedor você podia usar o botão de menu para exibir quaisquer opções que fossem relevantes para o usuário, geralmente utilizando as ações disponíveis no menu de opções” — explica Tim Bray, da equipe de Android. O Honeycomb acabou com a dependência do botão de Menu físico ao permitir a ActionBar, uma barra presente no topo do aplicativo com algumas das opções mais comuns para o usuário.

Há explicações e exemplos de como implementar as ações de aplicativo dispostas nas telas do app ou na ActionBar no próprio artigo (em inglês). Recomendo que os desenvolvedores que leem o Tecnoblog vão até lá para saber das novidades.

Para o Honeycomb e versões anteriores do Android o Google vai admitir ações amparadas pelo botão de menu. A partir do ICS, não.

Nessa história toda me veio à mente que o Google está mudando uma característica base dos aparelhos com o sistema que provê. Repare que no iPhone não há botões físicos para ações, fora o que leva para a tela inicial. E a Microsoft, que chegou depois nesse mercado colocou apenas os botões de voltar, de ir à tela inicial e de busca como requisitos do Windows Phone.

Admito: acostumado com o Android, senti falta do botão de opções nos Windows Phone que testei. Vai ver eu estou errado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pereira

Amigo, o Google só vai remover o suporte agora, em 2019. Acho que você já trocou de celular hahahaha

Pereira
Amigo, o Google só vai remover o suporte agora, em 2019. Acho que você já trocou de celular hahahaha
Raph4
Meu celular* -troquei a expressão, mas não completamente :p
Raph4
E os telefones da geração 2.x com upgrade ao ICS? Eu celular que evidentemente tem este botão de opções e vai receber update oficial. No ICS ele ficará inutilizado? WAT.
Raph4
Essas orquestras cobram cada vez mais caro :( Esse é o país que vai sediar a Copa do Mundo?
Gaba
É que tem horas que não da de pagar um concerto...
bryan
e por.acaso o celular dele eh um wp7? pq sinceramente um cara q investe mais de mil reais em um celular, e deixa ele com a tela quebrada eh no minmo louco.... pra q ter um smartphone entao??? conyeco mta gnte q nao utiliza tds as funcoes do smart..... agora nao conheco ngm q nao use nenuuma, apenas atender
Ibraim
Falar verdade, nunca entendi pra que o 'voltar' e 'ir para tela principal' tinha que ser em botões. Acho isso um atraso, quando pensamos que estamos falando de tela sensível a toque.
@rodrigorsena
Desde que o celular faça e receba chamadas pode fazer o que quiser com ele!
Marcelo
porra google, assim tu quebra as pernas dos usuários e fabricantes..
Alberto
Estou louco da vida para ter um Windows Phone!!! E parece que a Google também está.
@Cobalto
Legal esse botão com três pontinhos que exibe o menu oculto igual existe no Windows Phone. Só que no Windows Phone a implementação é mais bonita. Copiou e copiou errado :P
Arthur Amorim
Não sei se só eu penso assim, mas para mim botões virtuais são menos confiaveis. No sentido de se travar ferrou, fico ali até o aparelho voltar a funcionar, ou tirar a bateria. Não conheco o sistema, isso é apenas um preconceito(muita gente acha essa palavra feia).
Thalles
Claro que aguenta. Não é o meu caso nem o de muita gente, mas conheço várias pessoas que não se importam com mensagens e afins, utilizando celulares velhíssimos só pra fazer e receber ligações, mesmo com o visor estrupiado, já sem vidro e tudo. Tem um camarada (hoje morando em Manaus) que desde que o conheci, há mais de 3 anos, usa o mesmo aparelho sem visor.
Caio Alexandre
Eu não vejo muito problema nesses menus, mas espero que isso seja melhor pro sistema.
Exibir mais comentários