Você aceitaria ver publicidade para ter banda larga de graça?

Serviço inglês de 3G mostra anúncios antes de liberar o acesso.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Na correria do dia a dia você aceitaria ver alguns anúncios no seu computador antes de entrar na internet e navegar de graça? Alguns consumidores britânicos têm essa opção com a chegada do Samba, um serviço de internet rápida por 3G que não custa nada, exceto sua atenção para ver publicidade antes de entrar no seu Gmail, perder horas no 9Gag ou ler saber as últimas da informática no Tecnoblog.

Responsáveis pelo Samba disseram à BBC de Londres que dois minutos e meio por dia assistindo a vídeos publicitários garantem o tráfego de quase 520 MB por mês. Entre os anunciantes que fecharam contrato com o serviço logo na estreia estão Xbox Live, Dell, Clinique e Volvo.

Para acessar a internet é preciso instalar uma extensão no navegador e ter um minimodem plugado no computador. Donos de iPads (e somente iPads) também participam por meio de um aplicativo específico. Depois que o acesso é habilitado, o consumidor utiliza a rede da operadora Three (sim, esse é o nome) para navegar na internet. Não há limite para a quantidade de créditos que um usuário acumula ao longo do mês.

Há ao menos um detalhe importante e complicador. O Samba se reserva o direito de coletar informações sobre aquilo que o consumidor vê na internet, como blogs, URLs, pesquisas no Google, informações de trânsito e por aí vai, com o único objetivo de usar esses dados para posicionar as propagandas. Entretanto, consumidores podem solicitar que os dados não sejam usados para este fim… O que no fim das contas não faz muito sentido.

O firewall do Samba bloqueia o acesso a pornografia e material com copyright. Algo me diz que não será possível usá-lo para baixar certos arquivos diretamente do Pirate Bay.

Você pode testar a interface com publicidade do Samba neste endereço. Clientes que não tenham minimodem precisam desembolsar a quantia de 20 libras (equivalente a R$ 64) pelo dongle. O SIM Card custa 3 libras (quase R$ 10). Você toparia ver essas propagandas para depois navegar na internet de graça?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados