bb.com.br às 15h06

No momento em que este artigo é publicado o site do Banco do Brasil permanece offline. Já são minutos sem acesso, depois que um grupo de hackers brasileiros vinculado ao Anonymous anunciar que iria promover ataque ao site da instituição bancária. Essa é a quarta instituição bancária a ser atacada pelos hackers brasileiros.

Na segunda-feira (30/01) o site do Itaú permaneceu inacessível por poucos minutos. Na terça-feira foi a vez do Bradesco, cujo site principal, o de previdência e o de imprensa estiveram offline por horas. Também ontem há relatos de que a página da Caixa ficou indisponível, informação não confirmada por testes feitos na redação do Tecnoblog.

Até o presente momento nenhum banco admitiu ter sofrido ataque. O Bradesco disse ontem que desconhecia ações hackers contra seus sites e que a indisponibilidade deveu-se a um alto volume de acessos no período da manhã.

No Twitter do “Anonymous Brasil” eles publicaram há alguns minutos que mais um banco tinha passado pelo “tango down” — quando o grupo consegue deixar o site inacessível. Correntistas do Banco do Brasil não podem realizar transações bancárias no momento pela internet.

Em testes feitos na redação do Tecnoblog — com NET Virtua e Google DNS — verificamos que realmente não é possível entrar no site do banco. A ferramenta Pingdom Tools, que testa o acesso a sites na rede, corrobora que o acesso não se conclui.

Atualização às 15h21

O Banco do Brasil registrou em seu Twitter que o site realmente passa por instabilidade, embora não confirme o ataque hacker. Confira abaixo a mensagem na íntegra publicada pelo banco.

Banco do Brasil registra picos no volume de acessos ao site, com momentos de lentidão. Tal fato não compromete a segurança dos dados.

— Banco do Brasil (@BancodoBrasil) February 1, 2012

Atualização às 16h30

O site do Banco do Brasil está de volta ao ar, como você verifica na captura de tela abaixo.

bb.com.br às 16h28

Nota: Como em qualquer relato de suposta atividade hacker, é importante ressaltar que o Anonymous não possui porta-vozes nem fala “oficialmente” com a imprensa sobre o assunto. Isso quer dizer que qualquer notícia pode ser baseada em informações falsas geradas por pessoas em busca de fama. De toda forma, fica o compromisso do Tecnoblog de publicar as notícias que parecem legítimas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados