Bad Piggies falso infecta mais de 80 mil usuários do Chrome

Adwares estão listados na Chrome Web Store há mais de uma semana.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Chrome Web Store está infestada de Bad Piggies falsos

Após apanhar muito dos pássaros nervosos, os porquinhos verdes de Angry Birds quiseram se vingar e ganharam um jogo próprio, o Bad Piggies. Mas, diferentemente do joguinho dos pássaros, o novo título da Rovio ainda não ganhou uma versão para o Chrome. Infelizmente, uma versão maliciosa do jogo acabou sendo disponibilizada na Chrome Web Store e já infectou mais de 80 mil instalações do Chrome.

Aparentemente, o Bad Piggies falso é apenas um adware e não faz nada além de entupir seus sites favoritos com banners publicitários. Entretanto, as permissões do aplicativo mostram que ele possui acesso aos dados de todos as páginas que você visitar, logo, ele também poderia ser usado para roubar informações pessoais, inclusive dados bancários.

Quem descobriu o malware foi a empresa de segurança Barracuda Networks. E eles ainda estão lá: fizemos uma busca por “Bad Piggies” na Chrome Web Store e encontramos 5 aplicativos que utilizam o nome da Rovio para enganar usuários, todos com centenas ou milhares de instalações.

É uma pena que esse tipo de aplicativo seja liberado na Chrome Web Store e o monitoramento por parte do Google seja ineficiente. A ficha de um deles indica que ele foi liberado no dia 28 de setembro e, mesmo após 311 avaliações (praticamente todas com uma só estrela), o Bad Piggies falso continua lá, firme e forte.

No momento, o Bad Piggies está disponível para iOS, Android, OS X e Windows. Os links para download podem ser encontrados no site do jogo. Versões específicas para Windows 8 e Windows Phone chegam em breve, segundo a Rovio. E vale a recomendação de segurança: confira as avaliações dos usuários antes de baixar um aplicativo, mesmo que ele esteja numa loja oficial.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados