Autonomia da bateria do Galaxy S III fica acima das expectativas

Paulo Higa
Por
• Atualizado hoje às 22:00

Baterias de smartphones sempre são alvos de críticas. É muito comum chegar ao final de um dia de trabalho sem carga suficiente para fazer uma chamada ou ouvir alguns minutos de música, especialmente se você deixa o aparelho puxando automaticamente suas atualizações de emails e redes sociais. Pelo menos os futuros donos de Galaxy S III não terão muito do que reclamar – ele possui autonomia maior do que o antecessor, mesmo com hardware superior.

Para aguentar o tranco de um Ice Cream Sandwich rodando sobre um processador quad-core de 1,4 GHz e uma tela de 4,8 polegadas com resolução de 1280×720, a Samsung incluiu uma generosa bateria de 2100 mAh. O GSMArena fez alguns testes e mostrou que a autonomia do smartphone ficou além do esperado.

43 horas de autonomia de bateria para um usuário comum do Galaxy S III.

No teste de chamada em rede 3G, o Galaxy S III aguentou 10 horas e 20 minutos de ligação, o que ainda é menor do que o monstro Motorola Droid RAZR Maxx (com bateria de 3300 mAh), que atinge mais de 20 horas de conversação, mas ainda acima acima do Galaxy S II (8h35), iPhone 4S (7h41) e Nokia N9 (6h57).

A navegação de internet também foi avaliada e, nesse quesito, smartphones com tela de AMOLED ficam em desvantagem, já que páginas com fundo branco exigem mais energia do que outras tecnologias. Nesse quesito, com o brilho configurado em 50%, ele permaneceu conectado por 5 horas e 17 minutos, mais do que o antecessor (4h24) e menos do que o iPhone 4S (6h56), que possui tela IPS.

A bateria perde do Motorola Droid RAZR Maxx em exibição de vídeos, o que nem é tão ruim assim, né?

O Galaxy S III também conquistou um resultado excelente no teste de visualização de vídeos – aguentou 10 horas e 1 minuto fora da tomada, contra 9h24 do iPhone 4S, 6h02 do Galaxy Nexus e apenas 3h27 do Nokia Lumia 710, o pior de todos.  Nesse teste, um vídeo com resolução padrão é executado em loop e o smartphone permanece em modo avião. O processo é encerrado quando a bateria chega aos 10% de carga, que é o nível onde vários smartphones param de exibir vídeos.

Considerando que um usuário comum deverá passar uma hora falando no telefone, uma hora navegando na internet e uma hora assistindo vídeos, o GSMArena concluiu que o Galaxy S III poderá permanecer durante 43 horas sem uma porta USB ou tomada por perto. Nada mal, hein?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados