O Escritório de Marcas e Patentes dos EUA decidiu aprovar a patente da Apple que descreve um dispositivo portátil com design formado por um retângulo com bordas arredondadas. Isso significa que, a partir de agora, a empresa de Cupertino poderá gastar menos tempo tentando provar que algum concorrente copiou o design do iPad.

Analisando bem, a patente mostra um iPad completo, com botão Home, conector na parte inferior, alto-falantes, tela e até uma câmera frontal, mas na verdade o que vale são as linhas sólidas — as linhas tracejadas estão ali apenas para dar contexto ao desenho. Agora veja qual é a única linha sólida da figura da patente:

Sim, o retângulo com bordas arredondadas. É uma patente muito ampla e, sinceramente, não sei como a Apple conseguiu registrar isso — é como se uma empresa patenteasse os monitores retangulares e todos os concorrentes tivessem que fazer telas triangulares ou circulares. Ainda não sabemos se a Apple realmente vai usar essa patente para atrapalhar a vida dos concorrentes.

A patente D670286 está disponível para consulta no site do USPTO. Ela não cobre características específicas do iPad, como os botões, a tela e outros acessórios — esses itens são citados na patente D627777, aprovada em novembro de 2010. Contra a Samsung, a Apple havia usado a patente D504889 para alegar que o Galaxy S e o Galaxy Tab copiavam o desenho dos produtos da maçã.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados