Mal terminou de construir um, a Apple se prepara para dar início às obras de outro datacenter nos Estados Unidos. Para você ver como se tornou vital a dependência de grandes centros de computação para atender a demanda dos usuários ávidos por armazenar documentos na nuvem para acessa-los de qualquer lugar. E dessa vez a companhia escolheu o estado do Oregon, no noroeste do país.

Normalmente a organização não comenta esse tipo de assunto. Ainda assim, um representante da Apple respondeu à emissora local KTVZ (adoro essas siglas que os norte-americanos usam) confirmando que o terreno com 160 acres foi comprado em 15 de fevereiro de 2011, no dia em que a câmara estadual aprovou descontos fiscais para a instalação de atividades de datacenter na região — veja que baita coincidência.

O terreno custou US$ 5,6 milhões, de acordo com a emissora. Dá quase R$ 10 milhões.

Com muito dinheiro em caixa (muito mesmo!), a Apple pode se dar o luxo de comprar diversas propriedades pelos Estados Unidos. Também está em projeto a construção de um novo quartel-general em Cupertino, sede da companhia na Califórnia. Steve Jobs em pessoa esteve no escritório da prefeitura para explicar todos os benefícios do novo QG e o que ele traz de bom para a cidade.

Especula-se sobre a construção de um datacenter para o Siri, assistente virtual do iPhone 4S que realiza diversas atividades apenas com comandos de voz contextuais. Também pode ser que a Apple esteja interessada em aumentar a capacidade do iCloud, o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem que mantém gratuitamente para todos os usuários com direito a contas pagas para garantir mais espaço. O iCloud estará totalmente integrado ao Mountain Lion, próxima versão do Mac OS com lançamento agendado ainda para esse ano.


Exibir mapa ampliado

No ano passado a Apple inaugurou outro grande datacenter na Carolina do Norte.

Com informações: Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados