No ano passado publiquei um artigo aqui no TB fazendo uma explicação geral de como funcionam acelerômetros em notebooks, um componente que nem todo mundo sabia que estava presente em computadores portáteis. Hoje o Engineer Guy, Bill Hammack, publicou um vídeo que explica como os acelerômetros funcionam em smartphones, com direito a legenda em português.

O vídeo mostra não só detalhes das entranhas do minúsculo chip responsável por detectar a orientação do aparelho como também exibe como ele é feito. Você sabia, por exemplo, que engenheiros desenvolveram a técnica para criar esse tipo de chip pingando gotas de hidróxido de potássio sobre uma placa de silício? Science!

Assista a explicação vídeo abaixo, selecionando a opção Portuuese (Brazil) se lhe apetecer.


(Vídeo no YouTube)

Para quem curte esse tipo de vídeo instrutivo, aconselho também assinar o feed do podcast do Engineer Guy no iTunes que sempre tem um vídeo interessante por lá. Na semana passada, por exemplo, ele publicou um vídeo mostrando como funcionam CCDs de câmeras digitais, que é igualmente fascinante. E conhecimento demais nunca fez mal a ninguém, certo?

Comentários

Envie uma pergunta