Nem sempre aquele vídeo que você fez na pressa com a câmera do seu celular sai com a melhor imagem: tremidas, iluminação que deixa a desejar e falta de cor são exemplos dos erros comuns que podem pintar na produção caseira. Felizmente o YouTube tem o compromisso público de ajudar a melhorar esses vídeos. Nessa quinta-feira a empresa anuncia uma nova ferramenta justamente para correções nos vídeos enviados.

A nova ferramenta funciona tanto para vídeos que ainda serão uploadeados para o YouTube como para os conteúdos que estão no site faz tempo. Para acioná-la, é só clicar no botão de “Editar vídeo” que vai aparecer nas páginas de vídeos — exceto se você estiver utilizando a interface experimental Cosmic Panda, que ainda não dá acesso ao recurso.

Quando você abrir a tela de edição de vídeo, encontrará variados ajustes para os seus vídeos. Logo de cara temos um estabilizador para gravações tremidas — o Google Research, centro de pesquisas da empresa, até publicou um paper (PDF) descrevendo como funciona o sistema, que poupa bastante processamento dos servidores do YouTube.

Edição de vídeo no YouTube | Clique para ver maior

Ainda tem como modificar a imagem girando-a para a esquerda ou para a direita, para acertar a orientação (ideal em momentos nos quais gravamos com o celular do jeito errado). Se o vídeo não começa e termina nos instantes adequados, o recurso de cortar dá a chance de corrigir isso ao definir a timeline que será exibida para o internauta no YouTube. Sem falar nos ajustes de imagem: luz de preenchimento, contraste, saturação e temperatura da imagem.

Pelo menos na minha experiência a alteração dos ajustes de vídeo demoraram um pouco para aparecer na tela. Em aplicativos profissionais essas alterações são simultâneas, então o usuário meio que já tem que saber o que quer fazer. Ou clicar no botão “Estou com sorte“, que automaticamente corrige isso tudo de acordo com parâmetros determinados eletronicamente.

A segunda aba da ferramenta de edição de vídeos é a mais legal. Ali estão os efeitos para adicionar no vídeo. São coisas básicas, porém que fazem a alegria daquele estudante de audiovisual no seu primeiro contato com softwares avançados de edição. Tem preto e branco; sépia; pixelizado; imagem semelhante a de desenhos animados; e rosa neon, cujo nome já explica muito do desastre que está por vir com o próximo clique, entre outros.

Para completar, a aba de áudio permite inserir uma nova trilha sonora no vídeo. Posso estar enganado, mas acho que já vi esse recurso disponível para quando o vídeo contém áudio de terceiros que não pode ser tocado no site de vídeos do Google. Em vez de simplesmente tirar o vídeo do ar, o usuário pode escolher uma música para colocar por cima de todo áudio.

Antes e depois

Eu peguei um vídeo antigo, feito durante o teste do Windows Phone 7, sem qualquer edição. Assista abaixo.

E editei ele, corrigindo os ajustes de vídeo, adicionando efeitos e ainda colocando uma nova faixa musical por cima do áudio de mim mesmo falando sobre o sistema. Veja aí.

Você curtiu o resultado? Deixe a sua opinião nos comentários desse texto. De minha parte, penso que o Google está lançando um Windows Movie Maker diretamente no YouTube. A ferramenta de edição cumpre boa parte das funcionalidades do editor de vídeos mais básico que existe no mercado (e com a facilidade de não precisar instalar nada na máquina).

O YouTube explica que vídeos modificados que tenham até 1.000 visualizações poderão ser trocados da versão antiga para a versão modificada imediatamente. Para aqueles com mais que mil views aí é preciso salvar o vídeo como se fosse um novo upload, cuja data de envio fica marcada como a do dia da edição.

E o melhor de tudo: a versão original dos vídeos fica salva nos servidores do Google. Se por algum motivo você se arrepender de ter usado neon rosa, é só ir na sua listagem de vídeos e restaurar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados