Com um dos recintos do Expo Center Norte lotado e mais de 35 mil espectadores ligados no streaming feito pela internet, a Microsoft deu o pontapé inicial no TechEd 2011. O evento é o principal encontro promovido pela empresa com desenvolvedores.

Michel Levy, presidente da Microsoft BR, abre o TechEd 2011

Tudo muito bom, com exceção de uma coisa: o termo Windows 8, pelo que pude perceber, não foi citado em momento nenhum das apresentações. Nadinha, niente. Eu até fui atrás do Michel Levy, presidente da Microsoft BR, para saber dessa ausência do futuro SO, mas o que me passaram foi que o executivo já estava em outro compromisso.

Tirando a notável ausência de Windows 8 na abertura do TechEd, um dos pontos que merecem destaque foi o Windows Phone 7.5. Um estande especialmente para o sistema contava com aparelhos da ASUS, LG e HTC (veja mais fotos nessa galeria publicada no Facebook) para degustação. Um deles inclusive oferece o teclado QWERTY físico, algo que eu ainda não tinha visto em um aparelho rodando Windows Phone.

LG rodando Windows Phone 7 tem botão físico para Voltar, Windows, e Bing

Outra curiosidade: não existe a obrigação por parte dos fabricantes de fazer os botões de Voltar, Windows, e Bing, também em touchscreen, como a tela principal (digamos assim) do dispositivo. Pela primeira vez eu vi um smartphone voltado para Windows Phone com botões físicos para essas funções — e até que é agradável de utilizar, devo dizer.

A plateia caiu na gargalhada quando um dos palestrantes deu play em uma música da Lady Gaga e, em seguida, abriu o hub de Xbox Live no Mango. Eis que surge o avatar dele, com a indumentária característica de TRON, se requebrando e chacoalhando loucamente ao som da estrela do pop. Eu até fiz um GIF (!) que comprova a cena, veja só:

GIF animado, pois é

Ainda falando de Windows Phone, a Microsoft demonstrou a integração do player de música com aplicativos desenvolvidos por terceiros. No demo, a música “Bad Romance” estava tocando quando o app Lyrics foi acionado. Alguns segundos depois de aberto, o aplicativo havia feito uma busca pelo nome da canção e intérprete, e já estampava a letra da música cheia de “Ooooh” e “Aaaaah”. Tipo de recurso que eu gostaria de ver no meu iPod Touch porque assim não precisaria mais catar as letras diretamente no Google (qualquer dia você também vai reparar que os sites de letras de música são os mais lentos do mundo… Um disparate).

O Xbox também foi citado durante a abertura do TechEd. Roberto Prado, diretor de competitividade nacional, mostrou orgulho ao contar que o Brasil será o primeiro país do mundo a receber uma linha de montagem do console, com exceção da própria China. O videogame foi citado como caso de sucesso em que uma subsidiária da Microsoft consegue trazer um produto para fabricação local.

Orgulhosamente montado no Brasil

Prado revelou que o Xbox 360 feito no Brasil terá uma loja de jogos própria. Com uma certa mágoa, ele também contou que os jogos provavelmente vão levar mais tempo para chegar nessa loja, tendo em vista que há uma enorme burocracia para determinar a classificação etária do game: até 40 dias, de acordo com o executivo. Assim não dá pra ser feliz. A Apple desistiu de colocar games na App Store brasileira justamente devido a isso.

O TechEd segue no período da tarde de hoje e durante a sexta-feira com uma penca de sessões sobre as diversas tecnologias que a Microsof oferece. O evento é focado mais em programadores. Se você faz parte dessa categoria (não é o meu caso) e está pronto para ver muitas linhas de código na sua frente, recomendo acessar a página de streaming fornecida pelo site Superdownloads. Não custa nada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados