Fonte de preocupação de muitos usuários, o Unity parece estar gerando dores-de-cabeça até mesmo dentro da Canonical. Segundo um documento interno, a equipe de desenvolvimento estaria considerando fortemente a possibilidade de não usar o Unity como padrão, mas sim o bom e velho GNOME 2. Ou não.

O Retorno do Rei?

A informação apareceu nas notas de reunião do Conselho Técnico da Canonical, realizada em 07 de abril. Uma das notas diz respeito especificamente ao uso do desktop padrão (tradução livre):

– Desktop com GNOME clássico por padrão (dmandell)
– Ação: rickspencer3 levará a situação atual do Unity  na lista -desktop para análise pública e discussão.

E o que isso significa? Provavelmente, algumas pessoas na Canonical devem estar preocupadas com o estado atual do Unity, já que mesmo no Beta do Ubuntu 11.04 lançado recentemente alguns problemas como lentidão e vários bugs continuam acontecendo. Nesse caso, nada mais correto do que buscar alternativas concretas para substituí-lo, ainda mais se levarmos em conta que falta pouco menos de um mês para o lançamento oficial do Ubuntu 11.04.

Eu cheguei a testar o Beta do Ubuntu 11.04 em um netbook padrão, com processador atom e 1GB de memória, e o Unity realmente está deixando bastante a desejar em vários aspectos. Tanto que acabei voltando para o GNOME…

Portanto, nesse momento o desktop padrão do Ubuntu 11.04 é o nosso Gato de Schrodinger: até que a versão final fique pronta, tanto o Unity quanto o GNOME 2 podem ser o desktop padrão do sistema. Tudo vai depender da capacidade dos desenvolvedores em resolver os problemas do Unity, e do feedback dos usuários.

Com informações: ubuntu-devel-announce (via Tiago Hillebrandt).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Richelmy
Sequer passei do Live USB, porque vi os claros erros num Netbook Asus EeePC.. alguns programas completamente irrelevantes fechavam aleatoriamente.. tipo.. o gerenciador de internet, ficava invisivel..decidi só trocar meu LTS por outro LTS! mas atualizei o kernel do 10.04 para o kernel 3.0, rodou a minha placa Ralink... foi o unico jeito
candido
instalei o ubuntu 11.04 , no meu toshiba satelite A 300 ,com o vista. Acho-o um pouco lento em relação ao 10 que tinha. Estou um pouco atrapalhado com o Unity, gostava mais do Gnome, não é possivel instalar os pacotes do gnome ????? se sim quais são ??? Sou um utilizador de 62 anos reformado e com poucos conhecimentos de informática. Obrigado
@aristofanioga
Ubuntu 11.04 pode está se tornando um "Windows Vista"... Lentidão é sua marca! Unity será um fracasso!!! Deus me livre!!!
@matheusortiz
Espero que confirmem o Gnome como padrão, ainda não consigo depositar muita confiança nesse Unity.
JoseRenan
Deveriam lançar versões com mais tempo, o sistema seria melhor com menos falhas e tals
@leozacche
Só uma curiosidade: Você viu esse Windows 2 aqui em Terras Brazilis? É que eu também tenho uns km rodados e nunca tive notícia desse cara por aqui...
Rafael The Mist
Muitos universos paralelos nessa complexa equação. :P
Petter
Sou um verdadeiro dinossauro da informática (da época do Windows 2) e sinceramente ao testar o novo conceito de interface apresentado pelo Ubuntu 11.04 achei simplesmente fantástico. Só não continuei utilizando que por ser Beta ainda apresentava muitos bugs ao conectar em uma rede 11n, senão estaria utilizando ele agora.
Turdin
Ela se decidindo ta bom
@EmanuelSchott
Enquanto a Canonical não se decide, vo experimentando o lado "Menta" da vida!!!
Gabriel Bemfica
Eles estão correndo atrás disso com o Unity. O problema é que o desenvolvimento não parece estar sendo lá muito bem sucedido.
@ssalamon
Antes o certo que o duvidoso. Deveria vir com o Gnome2, caso o Unity não esteja pronto. To ansioso mesmo é pro Gnome3 que me parece ser MUITO superior.
gsctt
Canonical parece querer dizer que mesmo aquelas versões que não têm suporte LTS também são estáveis quando lançadas ao público. =P Por incrível que pareça ainda me deparo com quem intitule as versões ímpares (7, 9 e 11) como versões de teste.
gsctt
Comentário no post errado, não? Você deveria ter escrito isso aqui, ó: http://tecnoblog.net/61279/ubuntu-11-10-nao-tera-versao-classica-do-gnome/ Abraços!
Fagner
A equipe da Canonical tem deixado muito a desejar com essa historia de lançamentos de novas versões a cada seis meses,pois eles não tem se preocupado de trazer em suas novas versões algo que fascine o público,trazendo sempre algo repetido no Gnome.Por fala sério queremos novidade!!!
Exibir mais comentários
https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942