A Nokia aproveitou seu espaço no Mobile World Congress ontem para tentar apaziguar os ânimos de quem achava que a plataforma Symbian havia batido as botas depois que a empresa fechou um acordo com a Microsoft. Embora o Windows Phone 7 tenha sido escolhido como principal plataforma para smartphones da Nokia, o Symbian não vai deixar de ser desenvolvido como boa parte da mídia especulou. O sistema terá ainda sólidos anos de evoluções, ao menos de acordo com o slide apresentado aos investidores.

Naturalmente, espera-se que em um ponto ele seja deixado de lado definitivamente e a empresa passe a focar somente nos telefones com o sistema móvel da Microsoft. Mas até lá, o CEO da Nokia Stephen Elop garante que a empresa vai continuar inovando no Symbian, inclusive no que diz respeito à interface, que pode ser essa mostrada abaixo, embora não saibamos se ainda trata-se de um conceito ou se é a versão final.

Durante a apresentação, um membro da audiência presente chegou a gritar a pergunta “Você é um cavalo-de-tróia da Microsoft?” na direção de Elop, sugerindo que o ex-diretor da divisão de negócios da Microsoft havia sido implantado na Nokia como forma de trazer a empresa para o lado do Windows Phone 7. Elop prontamente respondeu que não, e que todos os diretores da Nokia concordaram com a escolha.

Saberemos se ela foi a escolha certa ou não nos próximos meses. Mas a julgar pela queda das ações da empresa (que alcançaram -14% na sexta-feira passada e hoje já estão em baixa de 4%), os investidores não estão lá muito confiantes.

Com informações: Faixa Mobi. Dica do leitor Pedro Castro (@pedro_casttro) no fórum do TB.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Glauber
Uma certeza eu tenho, o synbian consome menos bateria que o android! Para quem precisa do celular com uma bateria duradoura, pode ter certeza que precisa de um Nokia! Depois de uma vendaval de Galaxy por ai, Lg com Android e tudo mais, me diga, alguem gosta de acessar a web e ficar apenas 6 horas conectado e acabou a bateria? Android seria ideial mesmo se não acaba-se tão rapido! Espero que o novo Synbian se levante novamente e faça coisas novas de fato (um windows phone sem duvidas vai ser mais um sistema que não sabe de onde vem!) Quero concorrencia, porque se ficar somente o Android e IOs, ai que estamos a ser consumidos por preços abusivos (tirando o que o governo já mete a mão no bolso) O Synbian esta com uma boa proposta! Bateria duradoura, acessos na tela inicial com troca de telas, (isto é mais rapido que o Android) aqui todos dizem da morte do Synbiam e comemoram, mas estão comemorando o que? Já pensaram nos preços que ficara os aparelhos com a "dominação" do android? Alguem concorda em pagar mais de mil reais no Windows 8? Vamos torce (ao menos eu) que o Synbian se levante denovo, pois ainda é cedo para entender aonde estamos indo com o Android! Aqui declaro que Synbian é quase um IOs (nossa, vão me massacrar agora rsrsrs mas vou fazer a comparação pelo seguinte) Todos os aparelhos andam juntos em apenas duas dinstição! S40 e S60! Agora o Android tem que 2.1.00.00 a 2.4.00.00 um milhão de atualização que não é para todos os smartphones, que fica a encargo da empresa se atualiza-ra ou não e isto não acontece com a Nokia e a Apple, agora entre ficar com um sistema fechado ou aberto, prefiro o Synbian. Vou torce! Agora sobre se ele vai viver de fato, acredito que será ajustado a muita coisas (os caras estão trabalhando quieto) Vamos ver o que acontece!
Ricardo Souza
Essa é a estratégia de mercado mas estúpida que já vi nos ultimos anos. Uma plataforma que detem 31% de market share ser trocada por uma outra que tem apenas 2% de market share (e caindo) é realmente estupidez. O Windows Phone já se demonstrou como uma plataforma perdedora há vários anos, pois mesmo depois dos bilhões investidos pela Microsoft a plataforma so fez perder market share. Quase ninguém gosta daquilo. A pessoa que perguntou ao tal do Elop se ele era uma cavalo de troia, possui diversas indicações que o mesmo o é. Uma pena para todos os usuários e principalmente para toda a comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo. Tecnicamente falando o Symbian é muito superior a qualquer plataforma móvel atualmente.
Hernani
Podem até não matar, ams que a sua utilização irá ser bem baixa, isso não tenho dúvidas
Caio Furtado
Ele vai acabar morrendo por maioria de votos.
Jairo
Já tive um N73 prata (sem 3G) acho que foi um grande smart da nokia com sua Carl Zeiss de 3.2 megas fazia fotos excelentes, tinha a limitação dos 2 gigas no cartão de memo, e a falta do wi-fi que era o que mais me incomodava no aparelho. vendi para meu colega de trabalho e logo em seguinda apanhei um N95-4 8GB que tenha ainda hoje junto com outro N95-1 prata esses dois não vendo mais , guardo como relíquia de um tempo que não volta mais !
Gabriel Silva
Nossa, esse Symbian que aparece no slide é muito bonito!
Ramon Melo
A morte do Symbian deve ser a fatalidade mais lenta da história da tecnologia, porque se fala disso há tanto tempo que as pessoas até acreditam!
Ramon Melo
E aguenta bem o tranco, vale bastante a pena!
Jairo
OPERA + NOKIA... vamos ver quanto tempo ELOP aguenta firme no cargo de CEO da Nokia.. da uma olhada no "AAS All About Symbian Nokia", ### Microsoft and the considered reaction from the web### http://dlvr.it/GZpBh
Jairo
Seu primeiro Nokia ? qual outros smart vc já teve ? fiquei curioso.. acho que todo geek ja teve um nokia na vida..
Jairo
Amigo não precisa se expor dessa forma...
Jairo
Tambem estou curioso para ver quanto tempo ELOP aguenta no cargo de CEO veja este excelente artigo do AAS All About Symbian Nokia, Microsoft and the considered reaction from the web http://dlvr.it/GZpBh
Jairo
É uma excelente ferramente de trabalho JAMAIS será necessário reiniciar o telefone BEM NO MEIO de uma ligação e coisas do tipo !
John
Exatamente. Funcionalidade ele sempre teve. Mas a Nokia deixou o sistema parado no tempo, dando nada mais que uma mexida aqui e ali pra que ele fosse compatível com telas de toque. Tive um 5530, comprei um 5800, e não me arrependi de nenhum dos dois, mas gostaria que o sistema fosse mais intuitivo e otimizado para a tela de toque. Vamos ver o que eles farão no Symbian 3.
John
esse cara só comenta m....
Exibir mais comentários