Início » Brasil » Submarino, Americanas.com e Shoptime na mira do PROCON-SP

Submarino, Americanas.com e Shoptime na mira do PROCON-SP

Diretora da Fundação PROCON-SP falou com exclusividade ao Tecnoblog.

Avatar Por

Fomos surpreendidos nessa quinta-feira pela notícia de que os sites da empresa B2W, o Submarino, a Americanas.com e o Shoptime podem ter suas atividades suspensas pelo período de 72 horas. A decisão foi tomada pela Fundação PROCON de São Paulo, órgão que age defendendo os direitos do consumidor paulista. Eu conversei com Andréa Sanchez, diretora de programas especiais do PROCON-SP, sobre as acusações contra a B2W. A situação só faz agravar nos últimos tempos, pelo que ela conta.

Uma das maiores empresas de e-commerce do Brasil, a B2W sofre devido ao próprio tamanho. Vende demais, e por isso mesmo aumenta suas chances de frustrar o consumidor. A diretora explica que a B2W comete uma prática abusiva ao vender produtos cujo prazo de entrega não se confirma. Depois que a compra é efetuada, o cliente fica sem receber o item dentro do prazo. Tal reclamação se repete ano após ano, a ponto da instituição entrar com um processo administrativo contra o grupo comercial.

Por enquanto, apenas uma hipótese

A decisão publicada no Diário Oficial de SP de hoje foi tomada em primeira instância. A B2W fica proibida de comercializar produtos para os CEPs iniciados em 0 e 1, justamente aqueles cujo logradouro se localiza no Estado de São Paulo. Além disso, a proprietária de Submarino, Americanas.com e Shoptime deve depositar a multa próxima de R$ 2 milhões de forma voluntária. Caso contrário, o valor vai para a dívida ativa do Estado e a procuradoria responsável pode executá-la futuramente.

Para entender melhor o processo: o PROCON-SP detectou diversas reclamações contra a B2w. Agindo a partir de atribuições concedidas pelo Estado, a fundação fiscaliza e tem o poder de lavrar autos de infração que se desdobram em processos administrativos depois de confirmados pelo Estado. Nessa situação da B2W há processo administrativo para o qual os advogados da empresa apresentaram uma defesa que não foi acolhida.

A partir de agora, a empresa de e-commerce tem 15 dias para apresentar a segunda defesa em 2ª instância, novamente no PROCON. Uma vez que a defesa é recebida, o PROCON-SP e a procuradoria do Estado podem acolhe-la ou não. Na pior das hipóteses, a decisão publicada hoje se confirma. Os sites Submarino, Americanas.com e Shoptime ficariam impedidos de comercializar produtos para moradores de São Paulo.

Segundo Andréa, a decisão do PROCON-SP versa somente sobre a atividade online da B2W. Os números de televendas poderiam operar normalmente, mesmo com a venda de mercadorias suspensa, como propõe a penalização em 1ª instância. Pelo que Andréa explicou, a operacionalização adotada pela B2W em seus sites a fim de cumprir a decisão não concerne ao PROCON-SP, desde que, uma vez confirmada, a suspensão das atividades comerciais por 72 horas aconteça.

Os problemas com a B2W não são novidade, conta a diretora da fundação. O PROCON-SP acompanha reclamações contra os sites da B2W desde 2004. A partir de 2009  a situação se intensificou — péssima notícia para o consumidor. Desde 2009 o PROCON-SP aplicou 3 autos de infração, com 2 deles resultando em multa. O curioso é que, mesmo com a ação persistente da fundação, os números de reclamação relacionada à B2W só fazem aumentar. Não houve período de queda.

Andréa Sanchez observa que o prazo para entrega do produto é fundamental em decisões de compra em e-commerce. Para ela, preço e prazo são os atributos mais analisados pelos consumidor no momento de optar por esse ou aquele site. Inclusive, não é raro abrir vários deles para comparar. Ao fixar um prazo de entrega, os sites da B2W firmam um compromisso determinado por eles mesmos, que depois não se cumpre e deixa o cliente na mão. Para a diretora, o agravante reside no caráter voluntário da coisa: o Submarino, Americanas.com ou Shoptime poderia adotar prazos de entrega mais honestos, deixando ao cliente a decisão sobre comprar ou não noutro e-commerce com entrega mais imediata.

No fim das contas, o PROCON-SP parece lutar contra frustração do consumidor de pagar por algo cuja entrega demora demais, ou simplesmente não acontece. Enquanto isso, a B2W figura em posição privilegiada quando as reclamações de consumidores são contadas. Inclusive na frente de lojas físicas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Shun'ei

Comprei Street Fighter V na promoção foi aprovado o pagamento e ate agr nada da nota fiscal eletrônica nao sei se e pq foi de sab pra dom vo espera ate terça

Shun'ei
Comprei Street Fighter V na promoção foi aprovado o pagamento e ate agr nada da nota fiscal eletrônica nao sei se e pq foi de sab pra dom vo espera ate terça
Elias Miguel

Pior que efetuei a compra de um produto automotivo, informaram a data de entrega, depois postergaram para 3 dias depois e antes da data informam no site que o PRODUTO FOI ENTREGUE!!!.... Pior, no www.reclameaqui.com.br informam que a empresa atendeu todas as reclamações e é nota 10.... até agora não tenho certeza de quem é o PIOR!!!! O site é da SUBMARINO... Pegam sua grana e afundam com ela!!!

Elias Miguel
Pior que efetuei a compra de um produto automotivo, informaram a data de entrega, depois postergaram para 3 dias depois e antes da data informam no site que o PRODUTO FOI ENTREGUE!!!.... Pior, no www.reclameaqui.com.br informam que a empresa atendeu todas as reclamações e é nota 10.... até agora não tenho certeza de quem é o PIOR!!!! O site é da SUBMARINO... Pegam sua grana e afundam com ela!!!
Vitor Batatais/SP
Com relação ao prazo nunca tive problema ja comprei mais de uma vez tanto na Americanas como no Shoptime, porém com relação a primeira algo me deixou muito insatisfeito, pois anunciam o produto com um valor para pagamento em boleto com desconto e na verdade o boleto é gerado sem o desconto, então alegam que o desconto será devolvido posteriormente, o que não acontece pois fiz a compra paguei sem o desconto e tentei contato por varias vezes, sem sucesso nenhum resultado fiquei com o prejuizo pois acabei pagando mais caro do que o valor que estava anunciado. é um verdadeiro roubo com o consumidor, uma fralde, me sinto roubado.
Lucrécio
eu fico cada mais chateado, como que um orgão como que podemos fazer nossas reclamações no procon de São Paulo se eles falam que não consegue atender todo mundo e que o serviço é de senhas, mas as senhas também acabam logo devido a grande procura, eu mesmo já deixei de lado um problema que tive com a Tim telefonia, preferir encerrar a queixa, porque não conseguia a bendita senha do procon, agora mais uma vez preciso do Procon SP, pois o foi feito o cancelamento de uma compra nas casas bahias e emitido o comprovante de cancelamento e mesmo assim o Banco Bradesco que administra o cartão, continua me cobrando e pior agora colocou meu nome no SPC e SERASA. me responda o que posso dizer de um serviço que não é prestado, as grandes empresas podem sujar nossos nomes ? e nós a os pequeninos como ficamos?
@WdeSA
Acho que aprenderam a lição. Comprei ontem um presente pra minha sobrinha, e recebi o produto hoje. Quase não acreditei que me entregaram pouco menos de 24 horas após o pedido.
@beeislost
Já comprei nas Americanas e no Shoptime e, nas duas lojas, o produto chegou antes do fim do prazo... Aliás, minha última compra nas Americanas tem como fim de prazo o próximo dia 23, sendo que a encomenda chegou semana passada LOL Na saraiva, no compra fácil e no fastshop eu também não tive problemas... Será que foi sorte?
Tweener
Por isso compro na Fastshop, antes de confirmar a compra, me ligam, ligam para o dono do cartão, em menos de 2H depois da confirmação a nota é emitida, e dai, no máximo 8 dias o que você comprou está na sua casa. Comprei um note novo no sábado, segunda eles me ligaram para confirmar, na segunda mesmo a nota fiscal chegou no meu e-mail, hoje de tarde o note já estava na transportadora, e não duvido nada que sexta já esteja aqui, não é só o nome que é Fast, eles são Fast. (Trocadilho FAIL). Mais recomendo muito eles. E nunca tiveram problema de vir tijolos no lugar de PCs (KKK)
James
Porque nao olham o preço da gasolina por exemplo ta uma vergonha o brasil vende petroleo para o exterior e la é mais barato q aki, como pod? alguem sabe me dizer?
Luiz
Parabéns ao Procon pela atitude! Em geral o serviço das lojas virtuais é uma porcaria, o atendimento pior ainda e o descaso é total com relação a prazos. Recentemente tive problemas com o Submarino, que atrasou 20 dias a entrega de um livro que tinha prazo de 2 dias úteis, sem justificativa visto que o livro ja estava com a transportadora. Desde a segunda semana de atraso tentei cancelar a compra e fui informado que não poderia cancelar o pedido pq o produto estava com a transportadora, so poderia cancelar qdo eles devolvessem, sabe lá qdo. Para conseguir o cancelamento tive que acionar a empresa do cartão de crédito, recusar o livro q chegou 20 dias dps e esperar 2 meses para ser reembolsado. Submarino nunca mais!!!
Rafael The Mist
E olha que tem MUITA gente que pensa assim. Aqui no Rio de Janeiro é modinha ser contra as Olimpíadas e a Copa do Mundo, já que o dinheiro deveria ser empregado em hospitais e educação. Pensamento muito tacanho e limitado.
@TatoGomes
Meu caro, só você para não notar as minhas aspas. Não te ataquei em momento algum. Acho SIM que rídiculo é um adjetivo ofensívo e totalmente desnecessário para mostrar seu ponto de vista. Ele não faria falta nenhuma na opinião que você deu, que inclusive, eu concordo.
Ricardo
Esta atitude do Procon-SP é louvável, eu não sei de vocês que deixaram os seu comentários anteriormente, mas eu sempre comprava produtos pelo Submarino, por conta do prazo de entrega e do valor das mercadoras que eram baixos. Há 5 anos atrás eu comecei a ter problemas no prazo de entrega e também a entrega de produtos trocados, produtos que eu não comprei, e produtos que eu comprei e até hje não chegaram. Agora é aguardar para ver se esta decisão irá fazer com que a B2W respeite os seus consumidores que são os responsáveis pelo crescimento e grande sucesso da mesma. Na boa, ML é um grande achado e sendo atencioso, você não terá dor de cabeça nenhuma, e o prazo de entrega é real e acontece, só não é garantido quando os Correios estão de greve, mas tirando isso, é bem melhor que Submarino. SUBMARINO, agora vocês terão de que nos respeitar!
Marcelo
Bem feito! Se Fod##! A B2W está com um baita problema na mão! não é atoa que suas ações na bolsa só despencam...
Exibir mais comentários