Na tarde dessa sexta-feira alguns leitores do Tecnoblog reportaram no Twitter que não estavam conseguindo acessar certos sites, como o Orkut, Globo.com e outros exclusivamente brasileiros. Os erros apontavam para um problema de DNS, mas até agora não sabíamos onde estavam exatamente esse erro. Uma mensagem na lista de discussão do registro.br, que administra os servidores de DNS do Brasil, esclareceu essa dúvida.

Frederico Neves, diretor do NIC.br, avisou o seguinte:

Durante uma atualização de configuração em parte dos cluster de servidores DNS do .br, [abe].dns.br, enfrentamos um problema operacional. Por hora a decisão foi de remove-los de operação até que a situação seja contornada. […] Os cluster foram removidos de operação as 16:39 e caches que implementem corretamente negative-caching após as 16:44 não deveriam continuar tendo problemas.

Às 18:10 Frederico enviou uma nova mensagem avisando que a situação já havia sido contornada e que todos os servidores de DNS já estavam operacionais novamente. Ele não forneceu detalhes sobre o que haveria tirado os servidores do ar, mas garantiu que “informações sobre o problema serão publicadas tão logo tenhamos uma análise detalhada do ocorrido”.

Dica do leitor Eduardo Silveira (@eddiethedrummer). Valeu, Eduardo!

Comentários

Envie uma pergunta