SkyDrive: interface nova e upload de arquivos com até 100 MB

Serviço de backup de documentos fica parecido com Windows Explorer.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias
Muitas pastas, como se fosse no Windows Explorer (imagem: divulgação)

O SkyDrive — também conhecido como “o Dropbox da Microsoft” — está de cara nova. Nessa segunda-feira, a Microsoft revelou o novo design do serviço, que passou por uma leve recauchutagem para oferecer uma navegação aprimorada para os usuários. Mas as novidades não param por aí.

De acordo com a MS, o HTML5 foi amplamente implementado na mais recente iteração do SkyDrive. CSS3, tag <vídeo> e a renderização client-side são alguns dos aspectos do serviço que a empresa fez questão de ressaltar. Sem falar que ele está rápido: a promessa é de que clicar em pastas e navegar em fotos leve algo entre 100 e 300 milissegundos, contra os 6 a 9 segundos antes da mudança.

A mudança que mais me agrada, no breve teste que fiz com o SkyDrive, é a navegação por pastas e arquivos. Agora ela está mais parecida com a do Windows, o que faz o usuário se sentir em casa — se ele usa o sistema operacional da Microsoft, é claro. Isso foi de propósito, visto que 1 bilhão de pessoas nesse planeta sabem navegar em pastas e arquivos por causa do Windows Explorer. Ao que parece, a Microsoft tenta expandir essa experiência para a internet.

Ver fotos ficou mais agradável com o novo SkyDrive. A equipe de internet da Microsoft adicionou a visualização de pastas com imagens no formato de grade. Significa que cada foto terá sua proporção preservada, e o SkyDrive automaticamente vai colocar uma foto ao lado da outra, enquanto houver espaço na tela.

SkyDrive: ver fotos com layout em forma de grade

Reza a lenda que o lançamento tem a ver com o Windows Phone 7 “Mango”, atualização da plataforma móvel da Microsoft que será liberada para testes nessa semana. O WP7 Mango terá maior integração com o SkyDrive; daí vêm as mudanças, todas muito bem-vindas.

O SkyDrive continua oferecendo 25 GB de espaço para o usuário fazer o que bem quiser. O tamanho dos arquivos subiu (ou melhor: dobrou) para 100 MB (na Dropbox são 300 MB). A comunidade mui humildemente vos agradece, Steve Ballmer.

Especialmente para o Internet Explorer 9, a MS ainda implementou funções específicas de Site Fixado no SkyDrive. Depois de arrastar o ícone do site para a barra de tarefas, o usuário poderá acessar pastas de arquivos e criar documentos do Office Web com apenas dois cliques.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados