Três novos BlackBerry chegam ao Brasil no mês que vem

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

A RIM é uma empresa que parece ligar pouco para o Brasil. Basta observar o jejum entre os lançamentos de novos BlackBerry no país. Entretanto, parece que resolveram recuperar o tempo perdido: há poucos dias a RIM lançou por aqui o seu tablet PlayBook e essa semana anunciou o lançamento de sua nova geração de smartphones no país, com o novo BlackBerry OS 7.

Bold 9900: touchscreen sem abandonar o clássico QWERTY. | Clique para ampliar

Começando pelo Bold 9900, que é o mais fino de todos os BlackBerry: 10.5 milímetros de espessura. O formato parece ser o comum, já que posssui o clássico teclado QWERTY, mas foge ao padrão por possuir uma tela VGA multitouch de 2,8 polegadas.

Apesar de ser apresentado como um smartphone profissional (assim como quase toda a linha da RIM), o Bold 9900 possui um lado multimídia bem forte: câmera de 5 megapixels, estabilizador de imagens, flash e gravação de vídeos em HD. Mas faltou um item muito importante: auto-foco. Sem isso, fotografar um texto simples, como uma lista de supermercado, passa a ser uma tarefa árdua.

Sseu processador tem 1,2 GHz de clock, e ele vem com 768 MB de memória RAM, suporte nativo a NFC e 8 GB de memória interna, com a possibilidade de expansão por cartões microSD.

Torch 9860: sem teclado físico | Clique para ampliar

O segundo deles é o Torch 9860, que cedeu o espaço do teclado para uma tela capacitiva de 3,7 polegadas com resolução de 480 x 800. O processador e a RAM são os mesmos do Bold 9900, mas, ao contrário do Bold, sua câmera possui autofoco.

A memória interna é menor, de 4 GB, também expansível via cartão microSD. Não possui NFC, mas possui mapas pré-carregados para usar com o A-GPS. Aí entra no velho paradigma de que uma função substitui outra.

Só espero que, dessa vez a RIM tenha feito uma tela que preste, já que eles provaram que sabem como estragar uma tela capacitiva com o Storm 9500.

Curve 9360: sem dedo na tela. | Clique para ampliar

E por fim, um aparelho mais simples, que provavelmente será o mais aplaudido pelo Grupo de Resistência Antitouch®, o Curve 9360. O aparelho tem processador de 800 MHz, 512 MB de memória interna, tela QVGA de 2,44 polegadas, NFC e câmera de 5 megapixel com flash e filmagem em VGA, mas sem autofoco. (RIM, qual o seu problema com autofoco?)

Para quem gosta dos aparelhos BlackBerry, o upgrade para um celular com suporte a OS 7 pode valer a pena: a nova versão do sistema traz uma considerável melhora no navegador. Agora com o motor WebKit – o mesmo utilizado no iOS – a experiência de navegação tende a ser mais rápida, já que agora existe uma otimização para conteúdos em HTML5.

As vendas de todos eles deve ser iniciada em novembro, tanto nas operadoras quanto nos canais de varejo. Até o momento, os valores não foram divulgados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados