A Mozilla não foi a única que escolheu essa terça-feira como o dia D para se lançar um navegador. A norueguesa Opera Software também agraciou a internet com duas novas versões dos seus navegadores para smartphones, o Opera Mobile e o Opera Mini. Eles foram atualizados para as versões 11 e 6, respectivamente, e trouxeram diversas melhorias em relação às anteriores.


O Opera Mobile 11 é o único dos dois que conta com suporte nativo ao HTML5, JavaScript e Adobe Flash, mas tanto ele quanto o seu irmão menor Opera Mini 6 contam agora com uma interface mais otimizada para o rolamento e navegação para áreas específicas, zoom de páginas com direito ao gesto de pinça para aumentar e diminuir (em celulares com suporte a multi-toque) e compartilhamento direto dos sites navegados em redes sociais como o Facebook e Twitter.

Mas uma das características que ao menos eu não esperava é a atenção que a Opera deu para tablets nessas duas atualizações. Ambos ganharam interfaces customizadas para tablets quando são abertos em telas maiores do que o padrão, esteja ele rodando Android ou outro sistema suportado.

Falando em sistemas, o Opera Mobile11 está disponível para Android e Symbian (versões para Windows Phone 7, MeeGo e Maemo estão disponíveis no Labs) e o Opera Mini 6 pode ser baixado para as plataformas Symbian, Android, Blackberry e qualquer celular com suporte a J2ME. O download é gratuito e ele pode ser feito acessando a página m.opera.com.

Obrigado a todos os quatorze (!) leitores que mandaram essa pauta!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados