Ao liberar uma nova versão do Firefox para Android há algumas semanas a Mozilla também aperfeiçoou a interface do seu programa para funcionar melhor em tablets. Mas isso não parece ser o bastante para a empresa, que pretende criar um aplicativo específico para tais dispositivos, com o claro objetivo de tirar proveito de toda a área da tela. O designer da empresa, Ian Barlow, ofereceu ontem no seu blog pessoal uma prévia do que podemos esperar dele.

Firefox para tablets muda no modo retrato e no modo paisagem | Clique para ampliar

Segundo Ian, o Firefox para tablets é uma evolução da sua versão móvel. Os usuários do navegador no celular vão notar uma pequena modificação na localização das abas, que passaram a ficar à esquerda, algo que Ian diz que vai “facilitar o acesso à elas e permitir que mais resultados de busca sejam exibidos”. Já os acostumados com o Firefox no desktop vão notar que os botões de voltar e avançar imitam essa versão.

Busca na Awesomebar pode ser personalizada | Clique para ampliar

A barra de endereços, além de contar com o botão de recarregar e favoritos, também permite acesso ao histórico e às páginas sincronizadas com o Firefox no desktop e por isso levou o nada presunçoso nome de Awesomebar. Assim como seu irmão para telas grandes, o Firefox para tablets também tem a opção de busca personalizada, que permite procurar direto no Google, Twitter, Amazon ou Wikipedia direto da barra.

Embora seja mais bem mais fácil publicar o aplicativo no Android Market (e pelas screenshots e imagens, é isso que a Mozilla pretende fazer), espero que o Firefox para Tablets seja realmente para tablets e não só para Honeycomb. Só depende da Mozilla modificar o código para rodar em outros dispositivos e, no caso do iPad, da Apple não tentar impedir o aplicativo de aparecer na sua AppStore. Dedos cruzados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Concordo, o Opera continua sendo o melhor navegador Mobile.
Smess
Internet Explorer do Windows 8 para tablets: http://www.youtube.com/watch?v=0xkvdu1SkEQ No vídeo postado, mostra claramente o Windows 8 com IE. Além disso, é um preview, assim como o Firefox para tablet mostrado neste artigo. ;)
j2k
e em qual tablet ele roda?
@brunogdb
Isso foi o que deu mais charme!
Blek Zarioky
Olha, prefiro que seja decente. Pra começar em descida, só o Safari mesmo.
Vinnicius
E eu uso Ubuntu e aparece GNU/Linux... Algo de errado não está certo.
@yagogabriell
é o IEmobile
Lucas Meneses
engraçado eu estou usando debian, mas aparece o ubuntu no meu user agent...
Lucas Meneses
dificil competir com o opera...
j2k
e qual é o browser da MS pra tablets?
Yangm
Chrome também usa webkit e não é uma casca para o safari. Pelo contrário é melhor que o safari.
Yangm
Conhece o Personas?
Smess
Desse jeito, a Microsoft vai ser um freguês querido das confeitarias. rs
Matheus
No iOS a Apple não permite que aplicativos que renderizam conteúdo web tenham um motor diferente do webkit embutido no sistema. Conhecendo a política da Mozilla com o Firefox e o Gecko, duvido que irão reduzir o Firefox a uma casca para o Safari como são tecnicamente os navegadores alternativos do sistema.
@AntonioVeras
Round one. Fight!
Exibir mais comentários