Uma pesquisa divulgada essa semana pela empresa de segurança Juniper Global Threat Center mostrou que baixar aplicativos para dispositivos Android não tem sido exatamente uma das tarefas mais seguras nos últimos tempos. Segundo a companhia, a quantidade de malware para a plataforma do robozinho tem crescido “exponencialmente” nos últimos meses.

Malware para Android capturado

Entre os meses de junho de 2009 e junho de 2010 o número de pragas escondidas em aplicativos para o Android aumentou espantosos 250%. E atualmente este cenário não apresenta qualquer sinal de melhora, já que em julho desse ano o número de pragas cresceu 10%, 18% em agosto, 110% em outubro e se prevê mais 111% de crescimento este mês, o que significa aumento acumulado de 472% nos últimos quatro meses.

A empresa afirma ainda que 55% das pragas são spywares, que coletam informações do dispositivo para serem usadas por pessoas mal intencionadas, e que 44% são trojans de SMS, contratam serviços pagos de mensagens sem que os usuários saibam.

De acordo com a Juniper, este cenário acontece por conta da política libertária do Google em relação aos programas postados em sua loja de aplicativos – política contrária a da Apple, que exige que os programas para seu iOS respeitem uma série de regras bem claras e sejam aprovados antes de serem publicados.

Além disso, a fragmentação da plataforma e a falta de atualização de sistemas que têm falhas conhecidas abrem as chances para golpistas online.

“Atualmente, cada malware lançado só existe porque vulnerabilidades continuam a prevalecer em quase 90% dos dispositivos Android que estão em uso. Os golpistas sabem disso e estão usando essas falhas para conquistarem acesso nos aparelhos a fim de obterem acesso a dados e serviços”, diz o relatório.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados