Entre as diversas personalidades convidadas pela organização dos jogos de Londres 2012 para terem a honra de levar a célebre tocha olímpica, haverá um personagem ligeiramente diferente dos demais.

iCub: treinando para as olimpíadas

O robozinho iCub foi o escolhido por cientistas da universidade de Aberystwyth para ser o portador do fogo eterno de Zeus, roubado por Prometeu para ser entregue aos mortais e que simbolicamente marca o início dos jogos olímpicos.

A sugestão de convocar o pequeno andróide para tamanha honraria partiu do pesquisador James Law: “O ano de 2012 marca o centenário do nascimento de Alan Turing, o fundador da ciência da computação e uma figura central na quebra dos códigos secretos da frota naval alemã durante a Segunda Guerra Mundial”, explica.

“Além disso, ele criou os primeiros esboços de um computador com programas armazenados e lançou as bases da inteligência artificial. Essas conquistas levaram o mundo à evolução que vivemos hoje e são a base das pesquisas que realizamos” completa Law.

Os iCub são pequenos robôs desenvolvidos pelo RobotCub Consortium, que envolve diversas universidades europeias e é usado em diversos experimentos de desenvolvimento de inteligência artificial. O modelo utilizado pela universidade de Aberystwyth faz parte de um programa chamado IM-CLeVeR, que visa fazer com que robôs aprendam a realizar tarefas com estímulos baseados em neurociência e tecnologia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro de souza
Duas tochas*
Leandro de souza
Se fosse xing ling teria lugar pra tuas tochas...
Rafael Olah
Voces não entenderam ele vai carregar a tocha por que em breve teremos Maquina VS Humanos isso é só inicio da Sky Net agindo. Tenham medo!
Lucas Meneses
Para você ver o que fizeram com as olimpíadas, antes era só entre os gregos (essas sim eram as olimpíadas de verdade), ai então todos os outros países começaram a participar, e ficou essa idiotice para mostrar a hegemonia de um país sobre os outros. Agora um robô vai carregar a simbólica tocha? Ridículo.
Guilherme macedo
A Apple hoje em dia ta processando até que ta usando o ar para respirar.....
Willx3
O_O! Oh GOD... melhor eu ir comer bolo enquanto eu posso!
Rodrigo
Mas a Apple vai processar. Provavelmente ela já patenteou o "i" antes de qualquer nome na face da terra...
Yangm
"IM-CLeVeR" Isso não te lembra uma robô que ama neurotoxina e que tem personality cores?
Marcos
Era só o que faltava mesmo. É não ligar o desconfiomentro! Uma atividade competitiva que tem como objetivo um elogio supremo à beleza do corpo humano em sua luta para sempre ultrapassar seus limites e agora vem com uma máquina idiota...o que é isso?...Profecia?...
paulorazia
Se alguem perguntar: "roda crysis"..... responda.. esse joga crysis e melhor q vc!
paulorazia
Se fosse um Xing Ling, ia travar no meio do caminho e so poderia dar 2passos antes de acabar a bateria
paulorazia
Se fosse da Apple, todo mundo ia querer comprar e ia custar os "olhos da cara" .... mas nao vai ser muito barato nao!!
@clovispedreira
Se fosse da Apple roubaria a tocha e processaria a organização dos jogos por quebra de patentes.
Ronaldo Gogoni
Isso me cheira a um pedido de desculpas do governo britânico pelo que eles fizeram com Alan Turing depois da guerra... Tem um errinho no texto: onde se lê “marca o nascimento" deveria ser "marca o centenário do nascimento".
@CapJSheridan
Se fosse da Microsoft pararia no meio do caminho por erro Se fosse da Apple competiria na Marcha Atlética rebolando
Exibir mais comentários