A Microsoft reforça sua presenta no mundo da maçã com a chegada do aplicativo oficial do Live Mesh para OS X. O serviço faz a sincronização automática de diretórios do seu computador com o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. De início, são 5 GB para uso gratuito. Quem quiser usar o serviço tem que ter uma conta no Windows Live (qualquer Hotmail serve).

Instalação do Live Mesh no Lion

Diferentemente do que acontece com alguns softwares da Microsoft para Mac, a instalação do Live Mesh é bem fácil. Segue aquele velho passo único de arrastar o arquivo (ou pacote de arquivos, para ser mais preciso) da imagem de instalação para o diretório de Aplicativos. Em seguida é só fazer o login e definir os arquivos que vão passar pela sincronização.

Funciona de forma similar à Dropbox e ao SugarSync, dois serviços já conhecidos dos leitores do Tecnoblog – quando a gente gosta de alguma coisa por aqui, não paramos de falar nela. O Live Mesh envia cópias dos arquivos de pastas previamente escolhidas para o servidor da MS. Conforme os documentos são alterados, os arquivos são reenviados, de modo que o mais atual esteja sempre no servidor.

Caso o Mesh esteja configurado em mais de um computador, ele automaticamente replica os arquivos. Digamos que você tenha criado um relatório no escritório; com o Live Mesh, a sincronização automática faria com que esse mesmo relatório, em sua versão mais recente, fosse enviado também para o seu computador de casa.

Em resumo, trata-se de mais uma opção de backup online. Dessa vez fornecido pela Microsoft. Embora a companhia tenha muitos defeitos, todos sabemos que ela conta com uma estrutura de servidores poderosa. O inverso de algumas startups que se metem a oferecem esse mesmo tipo de serviço. Portanto, fica a dica. Download aqui.

Atualização 21.jul 20h37 | Para evitar confusão: eu falo da nova versão final do aplicativo, agora com o nome Mesh em vez do Sync.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados