Um dos projetos de software livre que mais cresceu e que uma das maiores comunidades de usuários e desenvolvedores tem muito o que comemorar hoje: o projeto KDE comemora seus quinze aninhos de vida, e com muito fôlego pela frente!

Eu era assim…

Como quase todo projeto livre, o KDE (Kool Desktop Environment no começo, apenas K Desktop Environment hoje em dia) começou com um anúncio em uma lista de discussão, onde o autor pedia sugestões e convocava participantes.

O anúncio, hoje imortalizado no site do projeto, já dava o tom do que Matthias Ettrich — fundador do projeto KDE — queria: um ambiente de trabalho que não fosse voltado para o administrador de sistemas, mas sim para o usuário final. Algo simples e fácil de usar, onde você poderia ler seus emails, editar documentos, ouvir músicas e essas outras coisas que pessoas normais fazem.

Crescendo de forma estupenda e se tornando um dos GUIs mais completos e estáveis disponível durante muito tempo, o KDE acabou sendo usado como ambiente padrão em várias distribuições Linux durante o final da década de 90 e começo dos anos 2000.

Infelizmente, o crescimento do GNOME e de outros projetos, assim como várias mudanças radicais na usabilidade do ambiente fizeram com que muitos usuários migrassem para outros ambientes. Mesmo Linus Torvalds, usuário e defensor do KDE, resolveu migrar para o GNOME após o lançamento do KDE 4.0 (não por acaso, foi nessa época que também acabei mudando de ambiente gráfico).

…e fiquei assim!

De qualquer forma, o KDE ainda continua um projeto grande, com milhões de usuários mundo afora e mais 1.800 contribuidores, disponível como ambiente padrão em várias distros (ou ao menos disponível para download) e continua seu processo de inovação partindo para dispositivos móveis, como já havíamos noticiado.

O KDE está na versão 4.7.2 e você pode fazer o download no site do projeto, ou aguardar que sua distro favorita crie pacotes para instalação direta.

Como sempre, desejamos os parabéns ao KDE e esperamos que projeto continue conquistando mais e mais usuários, e comemore mais e mais aniversários.

Com informações: H Online

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados