A promessa de um modelo branco do iPhone 4 foi, por muito tempo, apenas isso: uma promessa. A Apple levou quase um ano para finalmente colocar o aparelho nas prateleiras — americanas e de mercados “selecionados” (leia-se: nada de Brasil). O motivo alegado foi a dificuldade na construção do aparelho.

Agora que o smartphone é vendido pela companhia, um repórter do New York Times chegou à conclusão de que a Apple tinha todos os motivos do mundo para atrasar o lançamento do modelo. Colocando em termos muito simples: o iPhone 4 branco original amarelava com o tempo.

Nick Bilton teve acesso a um iPhone 4 branco da primeira leva de smartphones produzidos nessa cor, ainda no ano passado, graças a um empresário que desembolsou mil dólares pelo aparelho (venda muito misteriosa, por sinal). No comparativo fotográfico que você vê abaixo fica evidente a diferença de cores entre o iPhone 4 branco caduco e aquele recém-lançado.

iPhone 4 branco original comparado com o iPhone 4 branco atual (imagem: reprodução/Nick Bilton/New York Times)

Alguns dos pontos modificados pela Apple desde o primeiro iPhone 4 branco e o modelo finalizado recentemente são o sensor de proximidade, que antes contava com diversos orifícios, mas agora é contínuo (por assim dizer), além da posição da câmera.

O ideal seria Steve Jobs se furtar de anunciar um produto em 2010 que só poderia ser comercializado quase um ano depois. Como a Apple coloca a qualidade de seus aparelhos acima de tudo, acabou pagando esse mico de prometer o iPhone 4 e só cumprir a promessa depois de um longo período.

Essa situação me lembra a dos gabinetes e monitores vendidos em tons de bege lá pelo fim dos anos 1990. Meses depois da compra, era notável como a cor do plástico se transformava. Ficava bem feio. Mesmo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados