Início » Celular » HP mata celulares e tablets rodando WebOS

HP mata celulares e tablets rodando WebOS

Avatar Por

A HP não poupou sua atual linha de produtos ao apresentar resultados financeiros nessa quinta-feira. Em resumo: todos os dispositivos rodando o sistema WebOS estão descontinuados. Seja smartphone, seja tablet, a companhia não tem mais intenção de continuar produzindo e depois vendendo (ou morrer tentando) aparelhos com o sistema originalmente desenhado pela Palm, antes da empresa ser abocanhada pela HP.

Vítima mesmo é o tablet HP TouchPad. Ele começou a ser vendido em julho desse ano, com direito ao título de “iPad Killer”. O TouchPad rodava o WebOS em uma versão especial, adaptada para o visor maior que o tablet apresenta se comparado a smartphones como o mesmo sistema, como o Palm Pre. Com isso, a HP deixa de concorrer com Motorola, Samsung (ambas com Android) e Apple (com iOS) no mercado de tablet.

HP TouchPad: rodando WebOS (imagem: reprodução)

O destino do WebOS continua incerto. Há quem diga que a HP vá licenciá-lo para outras empresas interessadas em colocar a plataforma em dispositivos móveis. O sistema pode não ter toda a aura de um Android, mas é funcional, e isso basta para certos fabricantes que se concentram em aparelhos mais simples e baratos. Se o preço da licença for reduzido, melhor ainda.

De acordo com o Business Insider, a HP não descarta embutir o WebOS em aparelhos que não sejam os já citados dispositivos móveis. A plataforma poderia ser usada, por exemplo, em utensílios de cozinha e até mesmo em carros.

Ainda falando em HP, a companhia planeja se desfazer de sua unidade de fabricação de PCs. É bem verdade que a HP é a maior fabricante de computadores do mundo, mas o Wall Street Journal e a agência de notícias Bloomberg dizem que a unidade da companhia para esse tipo de produto estaria à venda. A IBM passou por situação similar em 2005, quando sua divisão de PCs foi comprada pela chinesa Lenovo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bernard
Mas se eles investirem no WebOs o dinheiro seria jogado fora.. A Hp pecou em nao fazer testes rigorosos na velocidade etc..
bernard
Concordo...
Caio Furtado
O único concorrente descente do iOS... Uma pena. :/
Ramon Melo
Dessa informação eu não sabia, obrigado.
Scheldon
Cara, não peça racionalidade de javafanboys e applebixas, essa galera nem sabe limpar apropria bunda sem a ajuda da mamãe, quem dirá pensar para formular uma idéia.
Scheldon
Na verdade não, logo após o lançamento a HP fez um reajuste de 100 dólares e na segunda fez outro corte, aparentemente pra dar fim nos estoques(bem, se eles inventisem essa grana em propaganda.... Mas fazer oque)
Scheldon
Meu caro, como as pessoas podem comprar um produto que não tinha propaganda e ficou dois meses nas lojas? Por favor, pense um pouquinho criança.
Ramon Melo
O pior é ver gente fazendo comentários do tipo "já vai tarde", como se o fim do WebOS fosse bom para qualquer um de nós. Perdemos uma opção com bastante potencial e a chance de surgir um novo competidor no mercado. Quem perde com isso são os consumidores, que vão continuar submissos à polarização Android x iOS.
Ramon Melo
Só uma correção: o tablet custava o mesmo preço do iPad 2, 500 dólares. Aliás, esse foi um ponto bastante criticado, a HP deveria tê-lo lançado pelo menos 20% abaixo da concorrência.
@brunogdb
Bem lembrado. Uma pena a HP, que é uma marca que eu gosto estar assim. :/. O meu HP Mini é tão bonzinho :(.
Marcelo
Já vai tarde, ninguém vai sentir falta mesmo...
marcoscs
o mercado pode ser amplo mas se a penetração for pífia não adianta nada....
marcoscs
voce esqueceu de um detalhe: AS PESSOAS NÃO COMPRAM. tirando esse pequeno detalhe, tudo certo...
marcoscs
WebOs é um grande sistema morto. Mamutes morreram, tigres dente de sabre morreram, preguiças gigantes morreram e o 'grande' WebOs morreu também.
marcoscs
se os projetos do touchpad e dos smarts tivessem dado certo provavelmente ela não tomaria uma medida tão drástica como está tomando.
Exibir mais comentários