Matemática. De acordo com o instituto de estimativas aleatórias do TB, essa é a matéria considerada das mais difíceis por 9 dentre 10 estudantes. Se não tiver mudado muito desde a última aula de cálculo que tive, eu imagino que ela ainda continue bastante complicada nos dias atuais. Hoje o Google lançou uma novidade que pode ajudar os estudantes que estejam passando por um leve martírio na tentativa de entendê-la.

A partir de hoje quem colocar uma equação bem formatada na busca do Google verá na página de resultados também um gráfico representando essa equação. E pode-se usar toda a sorte de funções, constantes e operadores matemáticos, desde potencialização a seno, cosseno, logaritmos, pi e sabe-se lá mais o quê. Só não invente de colocar uma equação polinomial ou símbolos loucos que o Google não consegue interpretar. E obviamente, todas devem ser inseridas em inglês. Veja esse exemplo e esse outro aqui para mais detalhes.

Vale lembrar que o Wolfram|Alpha, ferramenta de busca semântica lançada em 2009, já tinha essa funcionalidade desde que estreou na web e ela consegue ser bem mais complexa por resolver equações polinomiais também. Então de uma certa maneira o Google só está balanceando o seu lado com algo que já foi feito em buscadores. Mas para os estudantes que precisam entender matemática mais facilmente, continua sendo uma mão na roda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Fora que é mais útil, porque né...
@brunobehnken
É pq vc tá usando o IceWeasel, e a engine dele é antiga, já que pra Linux tem que ser software livre.
Marcelo
Não tô conseguindo fazer: 320 ( ( x^2 + 9y^2/4 + z^2 -1)^3 - x^2 z^3 - [9y^2 z^3/80] ) = 0. :/
Fabricio
Bom aqui ainda não funciona :D copiei os exemplos e não deu em nda
Murdock
Experimenta desenhar um parabolóide hiperbólico.
Pedro Maich
Concordo contigo! É preferível calcular logs que entender as funções do 'que'.
@rodbZro
Tecnicamente existem infinitas equações do batman.
Isa
Realmente! hahahaha! Aula de calculo nunca mais!
Claudio H.
Google tem birra do Opera, nada funciona nele, e olha que ele segue os padrões web quase que na risca!
Thiago Silva
Mas ele ainda é bem limitado. Alguns calculos mais "avançados", como derivadas e integrais ele não resolve. Mas não entendi o porque de quererem competir com o Wolfram.
@brunobehnken
O Firefox me mostrou os gráficos perfeitamente, mas o Opera me retornou uma busca normal... Acho que não está funcionando nesse navegador =/ No IE tb funcionou legal.
Eduardo
Dizia eu que a aritmética...
@brunogdb
Wolfram Alpha e Google, é, boa prova pra mim. :P
Yangm
Isso é matemática?
Yangm
hahaha. Estás a brincar, amigo? Sério, de onde você tirou que Língua Portuguesa é pesada? o.O
Exibir mais comentários