O Google apresentou novidades bem interessantes para o seu encurtador de URLs. Talvez você não saiba, mas o Goo.gl deixou de ser apenas uma API para ter uma interface completa e várias funcionalidades que qualquer encurtador, como o Bit.ly, oferecem faz algum tempo.

A começar pela cópia mais fácil da URL curta para o clipboard. A grande verdade é que normalmente a gente usa esses encurtadores quando vamos publicar algo no Twitter ou no Facebook. Em resumo, nas redes sociais, onde não há espaço para colocar URLs completas. Com essa melhoria, o Goo.gl automaticamente seleciona a URL criada. Aí é só apertar CTRL C para copiar.

Goo.gl encurta URLs com a qualidade Google

Outra novidade é a remoção de URLs salvas no Dashboard do seu Goo.gl. Caso você esteja logado no Google e use o serviço para encurtar um endereço de site comprometedor, terá total liberdade para remover esse item das suas URLs criadas recentemente. Mas é bom avisar: isso não faz com que o redirecionamento para de funcionar. Uma vez que a URL curta é criada, funciona para sempre (ok, há controvérsias…).

Com isso, o Goo.gl fica mais parecido com o Bit.ly. Na minha humilde opinião, esse serviço tem os melhores ajustes para quem realmente depende de encurtador de URLs. São estatísticas variadas, sem falar nas diversas ferramentas desenvolvidas por eles mesmos.

E já que estamos tratando desse assunto de encurtadores de URL, não custa relembrar: o TB disponibilizou um plugin exclusivo para WordPress que automaticamente gera URLs curtas via Migre.me. Se você ainda não baixou o plugin, o link é esse.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dyogo Figuerêdo
Boa tarde, como faço pra tirar o bit.ly e colocar outro nome por exemplo? http://bit.ly/2u1Y4x6 http://joao.souza/2u1Y4x6
Caio Furtado
Nada se cria, tudo se copia.
osteictes
mas uma imensa maioria de sites que eu digito funciona sem HTTP e WWW. pq um encurtador, que redireciona, não vai funcionar.... sua resposta nao foi muito boa.
Paulo Freitas
Impossível, ele é obrigatório. Alguns navegadores não exibem, mas ele existe e está lá: é o protocolo padrão da WWW.
osteictes
o que eu nao canso de reparar é o fato de nunca suprimirem o "HTTP://" né pra encurtar?!?
@lucashingis
Os clicks do goo.gl simplesmente desaparecem do histórico com o tempo. Isso eles precisam arrumar também.
Matheus Oliveira
Eu não dou preferencia pra brasileiro. O Migre-me é o melhor Encurtador DE VERDADE
Breno
Até hoje não me acostumei dele selecionar o encurtado, mesmo assim eu vou lá copiar... hahaha! O legal do goo.gl q posso ver quantos e de onde veio os cliques :D e sem falar que não preciso logar em outro serviço, abasta a conta google.
@andradevini
ainda gosto mais do bit.ly... Acho ele mais direto ainda.
Paulo Freitas
As estatísticas de browsers e sistemas operacionais é interessante, pena que não é tão funcional como deveria. Exemplo de um link criado por mim: http://goo.gl/Bc6Kc+#all_time A lista de browsers e e sistemas operacionais é bem deficiente, há erros grotescos de identificação.
Alexandre
nao eh soh os outros que copiam o google. nesse mundo de tecnologia, todo mundo copia todo mundo, mas todo mundo processa todo mundo tambem :)
@thomazmaia
Dizer que tem 2 caracteres a mais que os outros é um bom motivo? hehe Sinceramente, não sei.. lembro que na época (a alguns meses) entrei na página do migre.me e achei tudo muito 'sujo' cheio de informação (e propaganda), quando na verdade eu queria um simples e 'clean' encurtador. E talvez seja por isso que eu uso o bit.ly até hoje...
@Leonardo_Mellin
Tinha que ser macfag... kkkkkkkk Zuera
dereck
eu uso o goo.gl porque acho o nome bonito kkkkk
Kadu
Eu uso a extensão do Migre.me para Chrome. Facil demais também, clicou no ícone, encurta e joga pro clipboard na hora! Quando o serviço é bom e brasileiro, eu dou preferência :)
Exibir mais comentários