Fãs do Fedora já podem comemorar: acaba de ser liberada a versão alpha do Fedora 16, trazendo várias novidades e  os já esperados bugs que toda versão alpha de respeito possui.

O Fedora 16 promete uma versão estável do GNOME 3

Com o codinome Verne, o Fedora 16 Alpha já vem com o Kernel 3.0, a última versão de desenvolvimento do GNOME 3 e o KDE 4.7. Ou seja, você pode escolher entre dois grandes ambientes de desktop, além de poder baixar e instalar vários outros, como o XFCE, por exemplo.

Além disso, há várias outras novidades do lado de servidores e desenvolvimento, como suporte a computação na nuvem, suporte ao Xen renovado, e outros. Dependendo da sua necessidade, pode ser muito mais interessante montar um servidor (ou até mesmo uma instalação Desktop para toda a empresa) a partir do Fedora, ao invés de usar o Ubuntu.

Segundo o calendário de lançamento, além desse Alpha teremos também uma versão beta no dia 27 de setembro, e a versão final será lançada no dia 1º de novembro. Esperamos que até lá eles consigam fazer uma versão utilizável do GNOME 3.

Como sempre lembramos, versões Alpha e Beta de distribuições e até mesmo de softwares não devem ser utilizados em ambientes de produção. Baixe, teste e reporte todos os bugs que encontrar, mas faça isso  em um ambiente isolado, uma máquina que esteja sobrando ou até mesmo numa máquina virtual. Mas nunca no computador que você usa para trabalho. 🙂

O download do Fedora 16 Alpha pode ser feito no site do projeto, e você pode ver as notas de lançamento na wiki que está sendo montada para a distro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
Parece que o Fedora esta evoluindo rapidamente, os desenvolvedores estão de parabéns!
J. Neto
Realmente o lxde é muito bom. Aqui no meu note eu uso o openbox + lxde + xcompmgr, fica show de bola :D .
J. Neto
Que é que vocês tão reclamando do fedora aê?? Uso há um bom tempo, e nunca tive maiores problemas. Sem contar que o yum é melhor que o apt-get - minha opinião.
J. Neto
E esse getch() aí? http://en.wikipedia.org/wiki/Conio.h
Fernando
Tô com o Fedora 15 e tô curtindo bastante.. O Gnome 3 tá bem bacana pra mim.. tenho um Acer 5750 com video da Intel Graphics 3000. Tudo 100%.
Rafael
Hoje nesse micro tou sofrendo pra tenta instala alguma distro... já no note hoje tou usando o Linux Mint 11 LXDE que é um foguete!!! Ai instalei o "lxlauncher" e tou com a interface de OS mais produtiva que ja tive... LXDE é show!!!
Rafael
Olha... no meu micro com AMD(proc.)/Nvidia(video) até instala as vezes um Ubuntu ou Fedora... mas é só dar umas 2 reiniciadas e já era... o bicho não sobe mais... Agora no meu note Intel(proc.)/Intel(video) nossa... roda tudo até esses Androids x86 e Chromium OS experimental... Minha experiencia sempre foi essa... se tiver com o hardware bem suportado... roda... se não se vai prum blog qq ai e difama a distro e chora...
Victor
Não apareceu, pois era para o stdlib.h e o stdio.h estarem após os includes com >< invertido.
Victor
serve esse???? #include #include int main() { printf("só uma mensagem exibida no console \n"); getch(); return 0; }
@brunogdb
A pior instalação de sistema no meu computador foi o Fedora. O cara bugava até para instalar um RPM ¬¬.
@rapha_eu
Agora me digam um software sem bugs, pode ser só um :)
bawlaw
CHEIO de bugs, o fedora 15 resume-se à.... Gnome-3, incluindo o wallpaper.
Lucas Meneses
Acho que gnome3 estável só opensuse em novembro. Fedora é cheio de bug, mesmo na versão final. Plataforma de testes da Red Hat...
Lucas Meneses
"e os já esperados bugs que toda versão alpha de respeito possui." Mesmo na versão final ele ainda tem bug...
Blek Zarioky
Gnome 3? Estável? Tô pagando pra ver essa.