Desde o lançamento da versão em português do Facebook existe a especulação de que o Orkut perderia o posto de maior rede social no Brasil. Institutos de métricas no passado já davam como certa tal virada, e o Alexa até chegou a registrar mais tráfego do Facebook do que do Orkut em um determinado mês, embora a rede de Mark Zuckerberg ainda perdesse em número de usuários. Mas parece que esse não é mais o caso.

Segundo a revista IstoÉ Dinheiro, o Orkut, que teria cerca de 27 milhões de usuários no país, perdeu seu posto no mês passado quando o Facebook conseguiu chegar na marca de 30 milhões de usuários. Os números exatos são desconhecidos porque o Ibope Nielsen Online, instituto responsável pelas métricas, ainda não liberou as estatísticas finais. A revista, que teve acesso aos números antes de todo mundo, diz que isso deve acontecer nas próximas semanas.

Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, não parece temer o avanço do Facebook no país. Ele diz que “isso representa mais opções para o usuário e fomenta a criação de produtos e serviços ainda melhores”. Em abril desse ano, o Orkut teve 21 bilhões de pageviews de acordo com um relatório da ComScore.

Ao todo o Facebook já conta com mais de 750 milhões de usuários no mundo, a maioria deles nos EUA.

Atualização às 16:20 | O Ibope Nielsen divulgou agora há pouco uma nota em que diz que “não confirma os dados divulgados pela revista [Istoé Dinheiro]” porque eles não foram finalizados ainda e que “segundo sua política de divulgação, não divulga dados de players”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Dias

Oi, eu vim do futuro para avisar que essa foi a pior ideia que tivemos. Tudo começou a dar errado no país depois que trocamos o Orkut pelo Facebook. 7x1, crise, impeachment, desemprego, Temer.

Por favor, não façam isso.

Caio Furtado
Desconfiei que os números eram falsos...
@xrenan
Alguém já viu aplicativos para Orkut integrados ao celular? Alguém já viu alguma parceria do Orkut com as operadoras de celular? Acho que a Google errou nestes pontos. Enquanto o Twitter (inicialmente voltado somente ao mobile) e o Facebook sempre apostaram nos celulares/smartphones, o Orkut sempre apostou nas Lan Houses. Acho que a tendência é o Orkut acabar, ocorrer uma "importação" das contas para o Google+ (e não é para isso que ele está ai?) e a migração dos usuários para o FB. A única coisa que me prende no Orkut são as comunidades. Por pior que funcionem, elas existem. Quando o FB fizer um bom sistema de fórum, aí sim vai se consolidar como 1º...
Virgílio
O FB ganho mto usuário depois do filme, pessoal menos chegado a tecnologia fico curioso pra ver... haha.. EU ainda acho que o FB vai cair em breve ao menos no Brasil, se bem que tem tanta gente que nao tem nada pra faze o dia todo e adora fica atualizando fotos, comentar, curtir, cutucar etc... Agora pra uma pessoa um pouco mais amadurecida o Orkut é mais util pq as comunidades são mais úteis, apesar do Orkut ser poluído tem suas vantagens.
@EmanuelSchott
Google+ é mais um monster fail do Google!!!
@EmanuelSchott
Na parte de Perfil, realmente da pra bloquear. Mas ali quase não se via spams. O problema fica por conta das comunidades, chegava desanimar aquilo, e nas comunidades não da pra bloquear nada. O máximo que se pode fazer é colocar um moderador "cão de guarda" pra ficar apagando. Mas, como ja disse, felizmente não vemos isso com frequência, como acontecia antes do boom do Facebook no Brasil.
@EmanuelSchott
Não sabia que da pra bloquear aqueles tópicos "Pegue aqui seu orkut 3D" nas comunidades!!!
Guilherme Mac
Não falei que tinha coisa errada? :P
Bel Salles
De forma rápida? Os dois tem praticamente a mesma idade... e só agora é que o Facebook está popular no Brasil. Não é pq as pessoas tem usado o Facebook que estão largando o Orkut. Na minha lista de amigos (me incluo nessa tbm) tem perfil nas duas redes e entende que cada uma tem um "objetivo" diferente da outra.
Bel Salles
No orkut também dá... e faz tempo que dá. É isso que dá, sair de uma rede social seguindo a onda dos outros...
Bel Salles
Engraçado... Quando eu digito a URL do orkut ele aparece vivinho aqui pra mim.
Claudio H.
Facebook e Orkut são ótimos para reencontrar amigos e/ou familiares "sumidos". Já o Twitter é coisa de famosos e wannabe.
@gilvanfisico
Com certeza. Esse eh o motivo pelo qual faço uso dessa Rede Social.
Marcos
Até hoje não descobri a utilidade dos dois...e nem do Twitter...
Gustavo Rodrigues
Uso ambos, e de um tempo prá ca percebi um aumento muito grande no Facebook, dezenas de amigos meu que só estavam no Orkut, agora está no Facebook também. Pra mim, o Facebook conseguiu ultrapassar o Orkut de forma muito rápida, parabéns a equipe do facebook por isso... =)
Exibir mais comentários