Início » Celular » Facebook ultrapassa Orkut no Ibope

Facebook ultrapassa Orkut no Ibope

Avatar Por

Polêmicas à parte, a equipe de Mark Zuckerberg pode comemorar bastante. O Facebook é oficialmente a rede social mais utilizada no Brasil no mês de agosto, de acordo com a mensuração feita pelo Ibope Nielsen. A revista ISTOÉ Dinheiro foi a primeira a trazer a informação, que depois foi desconfirmada pelo Ibope. Numa atitude incomum, a empresa voltou a se manifestar sobre o assunto.

Nunca antes na história desse país tanta gente usou o Facebook

O Facebook atraiu 30,9 milhões de usuários únicos no mês. Com esse número, a rede social ultrapassa finalmente o Orkut, do Google, que arrebanhou os já convencionais 29 milhões de usuários únicos. Pode-se afirmar que o Orkut não entrou em declínio, uma vez que sua média de usuários únicos se mantém estável. Ainda assim, o Facebook conseguiu mais gente em seus serviços.

É importantíssimo observar que a mensuração do Ibope contabiliza os acessos de residências e feitos a partir do trabalho. Aquele mundo de gente que utiliza as redes sociais (seja Orkut ou Facebook, mas eu aposto principalmente na primeira opção) em lan-house não entra na conta da empresa de pesquisa. E é evidente que muitos brasileiros continuam utilizando as lan-houses, telecentros e afins como sua forma principal de acesso à rede.

Até o Twitter aparece no comunicado enviado pelo Ibope Nielsen. O microblog atraiu 14,2 milhões de usuários únicos, tendo alcance de 31,3% dos internautas acessando mídias sociais a partir de casa ou do trabalho.

Cá no Brasil, Alexandre Hohagen deve estar muito feliz. Ele deixou a presidência do Google para América Latina a fim de tocar a rede social. O Facebook Brasil, cujo capital social inicial se limitou a R$ 1 milhão, está contratando no Brasil. Uma vez que os números do Ibope são considerados referência no mercado brasileiro de internet, é bem provável que o Facebook tenha que fortalecer sua equipe de comercial e vendas depois das boas novas.

Falando em Ibope, a empresa registrou novo aumento no número internautas no segundo trimestre do ano. 77,8 milhões de pessoas têm acesso à rede, contra 73,7 milhões no mesmo período do ano anterior.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edi Lopes
O Orkut deixou de ser uma boa rede social no momento que o Google a abandonou. O orkut nao tem o padrão de qualidade do produtos do Google. Erros bugs, layout, funcionalidades, tudo no orkut eh de segunda linha, o principal motivo de eu usar o FB eh devido ao tanto de erro que o orkut tem, alem do aqui o Orkut nao se integrou a nada eh uma rede social sozinha. O FB eh bom, pratico e rapido, e nao tem erros em sua programaçao, pelo menos nao vejo aquele aviso QUE FEIO SERVIDOR.... O grande barato do orkut era as comunidades, mas comunidades precisam de pessoas e o orkut ja nao tem taanto apelo. Uma pena pois comunidades ja me ajudaram inmeras vezes
Silvério
Tem e aliás, são muito melhores. São chamados grupos e tem muito mais funcionalidades que as comunidades, se a ideia é só ter os tópicos como no orkut, é só incluir o aplicativo "discussion" ou discussão.
Silvério
O MSN é o próximo, estou vendo cada vez mais gente usando o chat do facebook e nem abrindo mais o msn, eu inclusive, até por que sempre foi adepto de chats integrados no browser, como o GTalk.
Renato Santos
Facebook tem se tornado bastante popular no Brasil, muito raro você ver um pessoa que não tenha um Facebook ou tenha ouvido falar.
Kowalski
"Confere, Casão?! Ou não?!" (Cléber Machado, também em dúvida com a notícia)
Kowalski
"Nunca antes na história desse país tanta gente usou o Facebook". De acordo com a frase citada pelo camarada Thássius, podemos concluir que o "cumpanhero" Molusco vai aderir ao Facebook?! :D :P
@EmanuelSchott
@yagogabriell as pérolas não precisam necessariamente de comunidades para acontecerem...
Gabriel
As pessoas esquecem que o principal motivo de estarem nas redes sociais é devido às outras pessoas, e não somente por preferência pessoal.
Marcelo
essa eu já sabia! há!
Virgílio
FB não tem as comunidades, eu tenho conta nos dois e uso pouco os dois, mas o fb eu só tenho pra encontrar uns amigos antigos e conversar um pouco as vezes. No orkut as comunidades são mto uteis.. Pode ser que por modismo o pessoal realmente saia de vez no Orkut daqui uns anos.. Mirc foi +- assim, veio msn, orkut , fotolog pessoal foi saindo do Mirc e so usando msn.. Eu ainda preferia mirc, mta fácil de fazer amigos, combinar Ircontros e tal..
@yagogabriell
Use o http://brogui.me lá é tudo de bom!! Acho q vc vai gostar.
@yagogabriell
Comunidade no facebook? postar fotos? onde? no mural? Dá licença né.. facebook pode ser o melhor em tudo, mas não chega nem aos pés das comunidades do orkut.
Kadu
Estarão no Facebook ;-)
Kadu
Guilherme Mac, é verdade. Me equivoquei. Mas, de qualquer forma, se o Facebook continuar crescendo são altíssimas as chances de haver uma migração. Na minha opinião, primeiro as pessoas usarão os dois simultaneamente (acredito que a maioria dos jovens está nesta fase), depois usarão mais o Facebook (e o Orkut esporadicamente) e, por fim, sairão do Orkut de vez. Esta é uma tendência que tenho visto entre meus amigos.
Thiago Sabaia
Facebook já tinha ultrapassado Orkut desde 2010, só que só divulgaram agora.
Exibir mais comentários