Entrou em vigor uma mudança no Facebook que permite aos futuros papais e mamães informarem ao mundo sobre a chegada de um novo rebento. A edição de familiares recebeu a opção de adicionar nenéns que ainda estão para nascer — uma forma bem diferente de dar a notícia do que na época da sua mãe, apenas para ficar no exemplo mais óbvio.

Se você entrar na edição do seu perfil no Facebook e depois selecionar Amigos & Família (o link é esse aqui), vai perceber que agora existe a possibilidade de acrescentar “Esperando: criança“. Ao marcar essa forma de família, o usuário pode informar o nome da criança e a data prevista para seu nascimento.

Singela homenagem

Quando a adição de crianças ainda na barriga da mãe entrou no ar, alguns usuários puderam adicionar amigos como se fossem seus filhos. Isso se deve ao recurso de auto-completar presente nas demais opções de adição de família, como irmão ou mãe. Acabou que o Facebook completou com o nome de quem não só já nasceu, como está na rede social.

Claro que a discussão sobre a nova funcionalidade já apareceu. Dessa vez, não tem nada a ver com privacidade, visto que o usuário é quem determina se quer tirar proveito dessa possibilidade ou não. O buraco é mais embaixo: está correto informar uma coisa tão particular numa ferramenta eletrônica, para todo mundo? Tenho certeza que as mães moderninhas vão adorar a ideia, mas o mesmo talvez não se aplique a quem já teve filhos.

Outra questão interessante foi levantada pela Elizabeth Moore da CNET: até que ponto o novo recurso é apenas para o Facebook reunir ainda mais informação sobre seus usuários? Acho que os marketeiros da Pampers (apenas para dar um exemplo) adorariam direcionar anúncios justamente para os casais que esperam filhos para os próximos meses.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados