Na verdadeira briga entre Davi e Golias nas redes sociais, o Davi da história ganha cada vez mais musculatura aqui no Brasil. Dados recentes da empresa de consultoria comScore mostram que o crescimento do Facebook acelerou no último ano. Só para dar ênfase: acelerou muito no último. Você provavelmente não vai acreditar…

Criador e criatura

Comparando o total de visitantes únicos aos sites das principais redes sociais, o resultado que temos é um Orkut com 24,7 milhões de acessos em fevereiro do ano passado. Já nesse ano, o número de visitantes subiu para 31 milhões, o que computa um crescimento de 26%. Para quem acha que a rede social do Google está morrendo, crescer ¼ no período de um ano parece razoável. Ou não?

Mas o show mesmo é dado pelo Facebook. Também em fevereiro de 2010, a rede social de Mark Zuckerberg apresentava 5 milhões de visitas. Tinha 20% das visitas únicas do Orkut, o que depunha contra o apetite da rede americana por aqui. Com a migração de usuários do Orkut para Facebook, a rede social apresentou no último mês o número total de 17,4 milhões de visitas. Veja bem: um crescimento de nada menos que 249% em apenas um ano.

É bom ressaltar que a pesquisa da comScore leva em consideração apenas os sites das redes sociais. Eu acredito que os aplicativos de Facebook nas mais variadas plataformas sejam um diferencial frente ao que o Orkut oferece, e o mesmo vale para o botão Curtir, que não gera visitas imediatas para o facebook.com, mas continua sendo uma forma de usar o serviço. Ou seja, nosso Davi poderia ser ainda mais poderoso.

Ficou curioso para saber quais são as outras rede sociais que entram nas estatísticas da comScore? O Windows Live Profile aparece em terceiro lugar, com 12 milhões de visitas em fevereiro (alta de 7%). Em quarto, o Twitter teve crescimento de 53% e atualmente conta com 9,1 milhões de visitas. No top 5, somente o Formspring perdeu espaço (-13%).

Cabe esclarecer que os dados são referentes ao uso de redes sociais no Brasil, no trabalho e nas residências, de usuários com 15 anos ou mais. Ainda não sei se uma pesquisa que desconsiderasse essa idade mínima mostraria o Orkut com mais visitas/mês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados