Depois de dois anos de muito trabalho duro, a distribuição Linux mais tradicional finalmente chega à sua sexta versão, trazendo como sempre muitas novidades. Entre elas, a adição de mais de 10.000 aplicativos em sua base de repositórios oficiais. É o Debian 6, codinome “Squeeze”, disponível para download!

Com objetivo de ser uma das distros mais estáveis possíveis, o Debian é conhecido pelo tempo entre as releases (que pode levar vários anos). Isso acontece porque os desenvolvedores se esforçam ao máximo em remover todos os tipos de bugs e problemas que podem acontecer com diversos aplicativos, garantindo que tudo rode da forma mais tranquila possível. Tanto esforço fez com que  o Debian fosse usado como “ponto de partida” para dezenas de outras distribuições, como o Ubuntu, por exemplo.

Squeeze

Mantendo a tradição de nomear as versões estáveis com nomes de personagens do desenho Toy Story, o Debian 6 “Squeeze” adicionou em seus repositórios mais de 10.000 pacotes, chegando ao assombroso número de quase 30.000 pacotes disponíveis para instalação.

Além disso, para alegria dos puristas, todos os módulos do kernel e firmwares que não tivessem código 100% livres foram removidos, fazendo com que o Kernel padrão do Debian seja totalmente livre de novo. Obviamente, você pode instalar manualmente esses módulos e firmwares, que agora ficam separados em um repositório específico.

O download do Debian pode ser feito via torrent (provavelmente o meio mais rápido) ou pelo bom e velho download direto via FTP. E, se você estiver com MUITO tempo livre, não deixe de ler também as gigantescas notas de lançamento, detalhando tudo sobre a nova verão. E não se espante com a quantidade de arquivos .iso disponíveis para download, normalmente só o primeiro CD ou DVD já são suficientes para instalar o básico do Debian, o resto você pode baixar direto dos repositórios. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
KD LISTA DE NOVIDADES TB???
Hernani
Estou bem com o Fedora
Ramon Melo
Vou testar só para ver como é mesmo, não precisa de muito espaço no HD mesmo. Os posts do Paulo Graveheart são muito bons, todo Linux user deveria assinar o feed!
@brunogdb
somos 3
Lex Aleksandre
Debian sempre é a melhor opção! Multimídia no Debian Squeeze. http://goo.gl/5wtLy Sources.list para o Debian Squeeze. http://goo.gl/X2QPz Atualizando o Debian Lenny para o Squeeze. http://goo.gl/XuMt5
Caio Furtado
Somos dois.
Augusto
Já usei (testei) o Debian em 2008, quando era entusiasta e louco por multi-boot ( multi-OS em um único HD), mas depois, não sei o pq?, dexei de usa-lo e foquei mais no Ubuntu e Red Hat. Vou baixa-lo e vê se há alguma partição vazia em meu PC de teste Linux.
Marcell Almeida
Ubuntu cobre todas as minhas necessidades no notebook, mas um dia irei testar o Debian.
Ricardo
Valew pessoal, vou experimentar aqui... Té+!
Matheus Wichman
Não obrigado, o Ubuntu já da conta do recado.
Guilherme Mac
Só o CD1, ou DVD1, já basta. Até mesmo a imagem pequena de menos de 200MB, com o sistema base, já é o suficiente, pois depois basta instalar o ambiente gráfico manualmente dando um: su apt-get install gnome (ou kde)
Turdin
Nossa, faz tempo que não uso o bom e velho debian, depois que comecei a usar OpenBSD aposentei ele =/
Matheus Wichman
Software é sentimento também.
Matheus Oliveira
é por isso que o ubuntu foi desenvolvido(a priori)com o repositorio Unstable...
Denis
Acho que vou testar, faz tempo que eu não uso o linux.
Exibir mais comentários