Squeeze

Depois de dois anos de muito trabalho duro, a distribuição Linux mais tradicional finalmente chega à sua sexta versão, trazendo como sempre muitas novidades. Entre elas, a adição de mais de 10.000 aplicativos em sua base de repositórios oficiais. É o Debian 6, codinome “Squeeze”, disponível para download!

Com objetivo de ser uma das distros mais estáveis possíveis, o Debian é conhecido pelo tempo entre as releases (que pode levar vários anos). Isso acontece porque os desenvolvedores se esforçam ao máximo em remover todos os tipos de bugs e problemas que podem acontecer com diversos aplicativos, garantindo que tudo rode da forma mais tranquila possível. Tanto esforço fez com que  o Debian fosse usado como “ponto de partida” para dezenas de outras distribuições, como o Ubuntu, por exemplo.

Mantendo a tradição de nomear as versões estáveis com nomes de personagens do desenho Toy Story, o Debian 6 “Squeeze” adicionou em seus repositórios mais de 10.000 pacotes, chegando ao assombroso número de quase 30.000 pacotes disponíveis para instalação.

Além disso, para alegria dos puristas, todos os módulos do kernel e firmwares que não tivessem código 100% livres foram removidos, fazendo com que o Kernel padrão do Debian seja totalmente livre de novo. Obviamente, você pode instalar manualmente esses módulos e firmwares, que agora ficam separados em um repositório específico.

O download do Debian pode ser feito via torrent (provavelmente o meio mais rápido) ou pelo bom e velho download direto via FTP. E, se você estiver com MUITO tempo livre, não deixe de ler também as gigantescas notas de lançamento, detalhando tudo sobre a nova verão. E não se espante com a quantidade de arquivos .iso disponíveis para download, normalmente só o primeiro CD ou DVD já são suficientes para instalar o básico do Debian, o resto você pode baixar direto dos repositórios. 🙂

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados