Na última grande atualização de software para iPhone no lançamento do iPhone 4, a Apple anunciou que o aplicativo de câmera ganharia este novo recurso: HDR. O que o recurso HDR (High Dynamic Range imaging) faz? São tiradas, automática e rapidamente, duas fotos em diferentes exposições, uma super-exposta e outra bem escura. Com base nelas cria-se uma outra imagem de forma que seja possível ver detalhes das áreas que normalmente ficariam muito escuras ou muito claras numa foto comum.

O triste é que o iPod Touch de 4ª geração, que também tem câmera, ficou de fora. Se você pensou que “there’s an app for that”, você acertou. É o HDR Fusion ($0.99) que faz seu iPod com câmera aprender essa técnica.


O aplicativo vai direto ao ponto e faz praticamente tudo sozinho, mas também apresenta um modo manual. Quando você o abre já nota que é bem semelhante ao app oficial da câmera. A diferença é que, na hora de fotografar, ele vai fazer duas fotos e processá-las para gerar uma terceira imagem. Por isso é bom ter mãos firmes ou não usar para fotos de objetos em movimento, por conta do intervalo entre as duas fotos (mesmo sendo muito pequeno).

Ao tocar no pequeno botão do lado esquerdo inferior, você alterna entre modo manual e automático. No modo manual ele apresenta duas marcações, uma mostrando o ponto mais claro e outra o mais escuro da imagem. Para brincar com os resultados é só arrastar os marcadores e fazer seus testes. Eu prefiro ficar no modo automático por enquanto. 🙂

Veja a comparação da foto tirada sem HDR (esquerda) e com HDR (direita). Clique nas imagens para ampliá-las.

Apesar de nesse caso ter perdido um pouco da força das cores e contraste, o resultado foi que os prédios e as árvores ficaram com uma exposição melhor. Fiz alguns testes e notei que fotos de lugares escuros com um ponto de luz mais forte (como uma TV, monitor ou janela) deram resultados muito bons com o HDR Fusion.

Para mim, o único defeito do programa é não salvar uma imagem sem o efeito. Provavelmente isso virá em versões futuras. Mesmo assim o download vale à pena.

Download | HDR Fusion (iTunes; US$ 0,99)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Relacionados