Eis uma coisa que eu não sabia: a variedade de listras de cada zebra torna difícil o trabalho de biólogos, que tentam de formas diferentes rastreá-las por onde passam tirando fotos em diversos locais. Mas um esforço conjunto de dois grupos de pesquisadores de universidades americanas diferentes pretende mudar isso. Eles juntaram seus cérebros para criar um leitor de listras de zebras, que usa o mesmo princípio de um leitor de código de barras normal.

Antes de você achar que os cientistas criaram um aparelho que emite um feixe de laser vermelho para que biologistas escaneiem zebras no meio da selva, deixe-me esclarecer que não foi isso. Ao menos não ainda. Na verdade eles criaram um programa chamado StripSpotter capaz de distinguir zebras de acordo com suas listras. Ele faz isso criando StripStrings, que são códigos de barra de baixa resolução criadas a partir da foto de uma zebra.

Cada biologista que quiser rastrear um grupo de zebras baixa o programa e cria uma nova base de dados de StripStrings a partir das zebras que ele quer rastrear. Dessa forma, sempre que ele tirar uma foto nova dela ou do grupo, o programa vai procurar o StripString mais próximo daquela zebra em particular e, com isso, distinguir qual zebra é qual no grupo.

O programa foi desenvolvido pelo Laboratório para Computação Populacional Biológica da Universidade de Illinois e pelo Laboratório de Pesquisa e Conservação Equina da Universidade de Princiton e está disponível para download nesse link, para quem quiser testar.

Com informações: io9, NewScientist.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
2 anos atrás 18 horas atrás Troféu pá de diamante.
Max Souza
Na realidade... São felinos...
Caio Furtado
Hã?
Caio Furtado
O mesmo para se ter um para Android.
Caio Furtado
Achei que a Apple era Leões e não Tigres.
Gabriel Bemfica
Vou baixar, mas antes vou ali na loja de informática comprar umas zebras, pq um software sem os periféricos necessários não é nada :P
Alexandre
é o tipo de noticia de 1 de abril auhauahiauh. acrescentando que nao soh os individuos tem listras pessoais como existem uma dezena de especies de zebras diferentes que nós, pessoas comuns, nao conseguiriamos diferenciar.
@brunogdb
Agora todo mundo quer pegar nossa fama de termos uma "loja" de aplicativos no Linux. Para mim, é isso mesmo.
@brunogdb
A Apple já deve estar pensando nisso :P
Rafael Silva
Argh, detesto falsos cognatos! É sim, erro meu. Tá corrigido, valeu! :)
@thomazmaia
ahuaeHUEAheAHUEaeA eu ri alto aqui!
Marcoscs
pelo pouco que eu sei de zebras (não sou zebrólogo nem zebrologista) as listras delas são como impressões digitais em humanos: não se repetem e por isso servem para identificação de cada indivídulo. Deve ser esse o princípio de funcionamento do programa.
Rafael The Mist
Na verdade, parece uma mistura de código de barras com leitor de impressões digitais. Interessante.
Rayzer'
Ops, isso era uma resposta ao Zeroleo...
Rayzer'
kkkkkk Acho q em pouquissimo tempo.. New: Monitore sua Zebra!!! iPhone App! Download Now!
Exibir mais comentários