A disputa de patentes entre a Apple e Samsung atingiu essa semana mais um ápice. Com uma nova decisão liberada ontem pela corte australiana, novamente favorável à gigante da maçã, a Samsung continua impedida de vender o seu mais novo Galaxy Tab 10.1 com Android Honeycomb no país. Mas a patente que causou a decisão dessa vez envolve heurísticas de uma tela sensível ao toque e é tão ampla que pode impedir a venda de outros smartphones Android.

A venda dos Galaxy Tab 10.1 já estava impedida na Austrália há algum tempo, mas a Samsung continuava a tentar negociar a suspensão de uma espécie de liminar determinando essa proibição. Agora uma nova liminar foi expedida, dessa vez mais abrangente e que impede a comercialização desse tablet até que o processo esteja resolvido. E se a Apple quiser, pode usar essa nova liminar como precedente para impedir que novos aparelhos (tanto smartphones quanto tablets) com Android sejam vendidos no país.

Ao que parece a Samsung tem duas alternativas aqui: ou tenta um acordo com a Apple para licenciar tais patentes e resolve isso de uma vez por todas ou esquece a Austrália como um mercado viável para comercialização de gadgets Android. E vendo até onde essa disputa chegou, não duvido que a sul-coreana passe a fingir que a Austrália não existe no mapa, ao invés de tentar um acordo amigável.

A patente em questão, aliás, foi registrada no nome de ninguém mais ninguém menos do que o próprio Steve Jobs. Possivelmente o primeiro caso de ajuda legal póstuma que ele dá à sua empresa.

Com informações: FOSS Patents.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Let's the game begins.
Yangm
"Não sabe binca num desse pro play."
Yangm
Aaah mas o meu jeito único de andar eu já patenteei e vou cobrar royalites para todos que andam. PS: Vou usar Photoshop nas provas e deixar seu jeito de andar mais parecido com o meu. PATENTS: WHY U R NOT WORKING?
@iJeanCarlos
Odeio sim o Windows,mas tenho que usar para falar mal dele e conhecer seus pontos fracos. E como uso o OS X,venero e sou Macfag,tenho um MacBook Air. Nunca usei o Android e nem desejo ter,uso o iOS e um iPod touch 4G e num iPad 2.
Thiago Sabaia
Quando essa palhaçada vai acabar? Mesmo com a morte do coroa eles não param com isso..... Se a Apple acha que o iPad é o melhor tablet do mundo, para que proibir a venda de outros tablets ?
Rodrigo
Esse é o maior legado do Jobs: impedir judicialmente o crescimento da concorrência, através de práticas monopolistas e acordos sujos, para não quebrar o campo de distorção da realidade. Não precisava, mas espero que a Apple realmente afunde para aprender a não atrasar o desenvolvimento tecnológico global.
Bestknighter
Babaquisse. Empresas jogando sujo. Elas esqueceram o que é competição saudável.
Guilherme Macedo
E viva o abuso, os métodos sujos que prejudicam o consumidor e o lucro das empresas privadas, não é mesmo? Parece que vc não entende ou não quer entender o quão prejudicial é tudo isso para os consumidores e pro próprio desenvolvimento das tecnologia.
Vinicius Kinas
Até onde eu entendi, essa patente é australiana e só vale por lá.
Blek Zarioky
E como diabos foi que deixaram registrar patentes brandas que nem essas, por favor? Apple jogando sujo como ninguém.
fabiano ?
Coitado nem procura se informar. Acho que ele nem conhece o Android, muito menos o caminho que o sistema móvel do Google está tomando. Apple que se segure, porque a Samsung vai abalar geral. k
@marcosoliveira
Acho melhor você parar de usar o Windows então... Lembra que o Tio Bill copiou a Apple nisso também??? E por que tá usando Chrome ao invés de Safari??? #trollface
Gabriel
Se a Apple conseguir banir todos os tablets Android, inclusive no Brasil, pode ter certeza que o iPad custará muito mais do que custa hoje. O buraco é muito mais embaixo do que simplesmente "se copiou, não pode vender".
Rodrigo
Pois é. Depois a gente chama os usuários apple de macfags e bitolados, e eles ficam brabinhos. A Apple está se queimando cada vez mais no meio tecnológico com essa política mesquinha de impedir que os outros cresçam. Se ela é tão boa assim, qual o medo da concorrência?
Marcelo
Por falar em copiar, o seu querido iOs 5 copiou a barra de notificação do android e outras funções do WP7. Como dizem no popular na "Cara dura" Putz, cara Acho que tem que a aprender a não copiar são vocês ou melhor a empresa que você tanto venera.
Exibir mais comentários