Assumindo seu dever de informar e instruir a audiência, o Tecnoblog vem a público para desmitificar algo importantíssimo: sabe aquelas promoções no Twitter, distribuindo iPads e iPhones no perfil oficial da Apple Brasil. É tudo uma grande e assombrosa mentira. Não caia nesse tipo de armadilha.

Perfil da Apple no Twitter: mentira

Na semana passada, mais uma vez tinha gente que eu sigo no meu Twitter particular dando retweet em supostas promoções espetaculares promovidas pela Apple no Brasil. Que tal ganhar um MacBook, um iPad 2 e um iPhone? Era algo nesse nível que a promoção fajuta oferecia.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a subsidiária brasileira da Apple negou que faça qualquer tipo de ação no Twitter. E mais: não utiliza o microblog nem como canal de comunicação com os seus consumidores.

“[A conta] não é oficial. Não existe perfil oficial da Apple no Twitter.”

Ou seja, não só a Apple no Brasil não possui representação no Twitter, como a Apple em âmbito global também não o faz, de acordo com o escritório brasileiro.

Questionada se a Apple Brasil pretendia tomar medidas para evitar que contas falsas da empresa se espalhem por aí, a assessoria de imprensa não havia respondido a pergunta até a publicação desse texto.

Twitter falso cresce a passos largos ao longo de semanas

Já diz o ditado que o santo desconfia quando a esmola é grande. As contas falsas da Apple Brasil deveriam ilustrar isso, mas o que vemos é justamente o contrário. O gráfico acima mostra o crescimento de apenas uma conta falsa ao longo das últimas semanas. Atualmente são 35 mil seguidores, pouco menos que o número conseguido pelo @tecnoblog com um trabalho diário (e intenso) de postagens.

O recado aqui é claro: se você encontrar algum suposto perfil da Apple no Twitter, o primeiro passo é desconfiar da iniciativa. O segundo é clicar no botão de reportar spam. A internets agradece.

Atualização — 14.06.2011 às 13h30 | Horas depois desse post ir ao ar, a suposta conta da Apple Brasil no Twitter com mais de 35 mil seguidores foi retirada do ar. Vitória!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados