Aplicativo NFL Mobile | Clique para ampliar

A variedade de aplicativos no Android Market, assim como qualquer outra loja de aplicativos, é bem diversa. Alguns deles, no entanto, capturam dados de usuários que muitas vezes não sabem que eles estão sendo enviados para uma agência de propagandas ou coisa do tipo. Paraaqueles que não querem ter seus dados capturados ou repassados ou para os malucos por privacidade, um desenvolvedor criou e publicou um aplicativo chamado Privacy Blocker.

Para despistar esses capturadores de dados, o aplicativo trabalha de maneira incrível. Ao ser instalado, ele permite que o usuário do celular selecione um aplicativo instalado e então escaneia os tipo de dados tal aplicativo está enviando, como número de telefone, nome, endereço de e-mail e outras coisas. Se o programa estiver enviando dados assim, o programa então decompila por completo o aplicativo, encontra a parte do código-fonte onde ele faz a requisição do dado, insere um dado aleatório e recompila o código inteiro.

Se ele captura seu telefone, por exemplo, o Privacy Blocker troca essa parte por algo como 5544332211 antes de recompilar o programa. E por ter que fazer essa recompilação ele faz uso intensivo do processador, então instalar esse aplicativo pode ser um dreno de bateria. Mas se você valoriza sua privacidade acima de tudo, isso é um preço pequeno a pagar.

O preço do aplicativo também é pequeno: US$ 1,99, ao menos enquanto durar a promoção (o desenvolvedor não diz até quando). Também há uma versão gratuita do programa na loja, mas ela só tem a funcionalidade de encontrar os dados que estão sendo capturados, não insere nenhum outro.

Com informações: BoingBoing.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados