Vem ocorrendo uma atualização gradual no Android instalado em celulares e smartphones ao redor do mundo. Os dados mais recentes que o Google oferece a respeito do assunto mostram que, pela primeira vez, o Gingerbread ultrapassa o Froyo como principal versão do Android disponível amplamente.

Android: Conheça todos os sabores do sistema do Google

Nos dados referentes à quinzena encerrada em 3 de novembro temos o Gingerbread em todas as suas versões menores (por exemplo, 2.3.x) totalizando 44,4% da base instalada de Android. Houve aumento de quase 6 pontos percentuais se compararmos com o mês anterior.

Distribuição de versões do Android

Enquanto isso, o Froyo vai perdendo espaço. Também nos números para 3 de novembro o Froyo (Android 2.2) aparece com 40,7%. Ainda é bastante, o que significa que os desenvolvedores não devem esquecer dessa versão da plataforma móvel. Por outro lado, os usuários claramente estão migrando para o Android mais recente que está disponível.

O Gingerbread trouxe algumas novidades em termos de resolução de tela, visto que aceita visores de maior tamanho. Também apresenta suporte à tecnologia NFC, que depende de um chip especial para transmissão de dados de celular para celular. A mesma NFC dá as caras no recentemente lançado Ice Cream Sandwich, dessa vez por meio do app Android Beam que permite compartilhar aquilo que aparece na tela do celular com outro celular após enconstar a traseira de ambos.

Por sinal, também temos uma visão geral de como anda o uso de tablets por aí. O Honeycomb (Android 3.0), distribuído somente com tablets e jamais com smartphones, responde por somente 1,1% da base instalada de Androids. Bem pouquinho.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados