Equipamentos com custo de quase 1 bilhão de reais permitirão à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) obter acesso a informações sigilosas dos assinantes de telefonia. Big Brother? Quase isso, com direito a acesso irrestrito a dados sobre o assinante, registros de chamadas e muito mais. Esse monitoramento poderá ser feito a partir da internet, afirma o jornal Folha de São Paulo.

A agência tirou o último dia do ano passado para publicar no Diário Oficial a ordem de comprar equipamentos para seus três escritório em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O valor total da compra é astronômico: R$ 970 milhões. Conectados às redes das operadoras, esses equipamentos permitirão o acesso a dados do assinante.

Privacidade? Isso não lhe pertence mais

De acordo com a Folha, a Anatel terá como verificar o registro de chamadas feitas e recebidas, o tempo de duração das ligações, além  da data e do horário. Para completar, a agência poderia consultar até mesmo o valor da chamada.

Inicialmente, a telefonia móvel será o alvo desse novo tipo de “integração” entre operadora e a as agências. As seguintes bases de clientes serão cobertas:

  • Minas Gerais: Claro, Oi e TIM.
  • Rio de Janeiro: Claro, Oi, TIM e Vivo.
  • São Paulo: Claro, Oi, TIM e Vivo.

Advogados consultados pela Folha disseram que o monitoramento é ilegal, uma vez que todos os cidadãos têm seu sigilo telefônico resguardado pela Constituição. Somente a Justiça ou uma CPI podem quebrar esse sigilo.

Por sua vez, a Anatel afirma que não vai ser qualquer assinante que terá seus dados acessados. Funcionários da agência dependerão de uma autorização do assinante, que deverá ser concedida quando ele entrar em contato com a central da Anatel para realizar alguma reclamação. O órgão ainda afirma que essa medida visa tornar as informações mais precisas na hora de solucionar problemas entre o consumidor e a operadora.

Foto: flickr Ed Yourdon

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristian
Um uhhaa pra você! 100% certo!
@danielfotografo
Eu também já dei umas piradas na teoria da conspiração... rs
Yan Gabriel
Com pouco ele quis dizer infinitamente distante, afinal o ideal do comunismo é bonitinho cut cut, mas vai ver na prática...
Yan Gabriel
Não. Onde eu moro as pessoas escrevem mutsarela, então não me chingue.
@sabugodonozor
Acredite: Quando falaram que iam tentar a clonagem de ovelhas, já tinha pronto. Só declaram o que já deu certo. Só colocam na mídia o que já fizeram. Tem um filme que trata disso, espionagem do governo em cima dos usuários de telecomunicações: "Inimigo do Estado" com o "Lex Luthor" do Superman 1, 2, 3 e 4 (aqueles com o Christopher Reeves)... kkk... É com o Will Smith tb esse filme de espionagem. Isso sim é preparar terreno: Via filmes. Igual fizeram com o Tropa de Elite 2: Mais violentão e quando td mundo gostou do filme, BUM! entraram e detonaram os marginais. :-D
@sabugodonozor
Não CHINGE? Que isso? Tipo, Chinês falando TINGIR? Não seria XINGUE ??????????? :-D
@Masterwebinter
Não chinge nossos amigos imaginários!
@cafecomjava
Tensssooo
Daniel Luiz
rariariairairairairarr
Kyosenpai
Calma cara, olha a hemorroida...
Kadu
Isso tudo aconteceria num mundo perfeito. Mas nós estamos no Brasil. Que é um pouco distante.
Alexandre
Senhores. Tudo tem prós e contras. Não vejo como invasão de privacidade pois os dados que a Anatel vai colher são os mesmos que já constam nas operadoras de telefonia que são reguladas pela própria Anatel. Vejo que desta forma será mais fácil para nós consumidores termos resposta de eventuais reclamações feitas às operadoras. Os dados estarão disponíveis à Anatel e às operadoras que no modelo atual tem o monopólio das provas. Com este sistema funcionando não poderão negar fatos como cobranças indevidas de ligações que o usuário nunca fez, entre outros diversos casos que mantém a população refém da má prestação de serviço telefônico.
O Invasor Uai
Esquenta não capixaba. Vamos invadir a privacidade de vcs de Minas mesmo igual fazemos com as suas praias, bares, namoradas...
Gabriel Silva
Só tenho uma coisa para falar: ****
@Fedias
#euri
Exibir mais comentários