Alemães inventam braço robô super-resistente e iniciam Skynet

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Para quem nunca assistiu a nenhum dos filmes da trilogia Exterminador do Futuro (procure/alugue agora!), eis um breve resumo: um sistema de inteligência artificial militar toma conta de todos os computadores do planeta e tenta aniquilar a humanidade.

Em um dos filmes, o protagonista John Connor destrói um braço de metal que daria origem, no futuro, a um dos robôs que volta no passado para matá-lo. Eis que essa semana, agora de volta ao mundo real, um instituto alemão anuncia a criação de exatamente isso: um braço robô resistente a impactos.

Criado pelo Instituto de Robótica e Mecatrônica do Centro Aeroespacial Alemão, o braço é feito para suportar impactos de até 66G, onde G é a constante gravitacional universal. Para efeitos de comparação, o máximo que o corpo humano consegue sustentar é um impacto de 40G e isso na vertical. O braço consegue essa resistência toda porque os responsáveis pelo projeto decidiram usar cinco dedos articulados e interligados por 38 tendões, cada um deles conectados a um motor no antebraço. Por isso, é possível controlar a sua resistência ao contrair e relaxar os tendões com os motores.

Veja abaixo um vídeo que demonstra como são os movimentos do braço e alguns testes com um martelo e uma barra metálica.


(YouTube)

Então já sabem, crianças: ao tentar combaterem um exterminador que por ventura aparecer na sua porta, não use martelos ou barras, já que eles não irão fazer muita diferença. Tente uma bazuca, talvez.

Com informações: NerdApproved.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados