Ao assumir sua posição como chefe da Casa Civil, a ministra Gleisi Hoffman logo mostrou serviço. Em uma reunião com jornalistas, um dos assuntos levantados por ela foi a disponibilidade de internet nos aeroportos brasileiros. Gleisi fez uma promessa: que a internet seria de graça a partir de julho desse ano, período em que muita gente sai de férias e recorre ao transporte aéreo. Pois bem, o Wi-Fi gratuito foi liberado nos aeroportos, mas não do jeito que a gente imaginava.

Quem passa pelos aeroportos de Guarulhos (em São Paulo) ou do Galeão (no Rio de Janeiro) logo percebe as placas da Infraero (empresa estatal que administra os terminais) avisando que ali tem internet de graça. O problema é justamente nos dizeres seguintes: a conexão está limitada a somente 15 minutos. Sim, minha gente, 15 minutos.

Ministra Gleisi prometeu Wi-Fi grátis

Assim que os poucos minutos de conexão decorrem, ela é encerrada e o usuário fica sem acesso às suas informações. Estava baixando um relatório importante? Azar o seu. Queria assistir novamente o comercial dos pôneis malditos no YouTube? Melhor esperar passar na tevê — se o Conar não proibi-lo, é evidente.

Em conversa com o Tecnoblog, uma porta-voz da Infraero explicou que os 15 minutos de conexão gratuita nos aeroportos foi uma determinação da própria ministra Gleisi. À época de suas declarações, não lembro de tomar conhecimento desse detalhe importante, mas é daí que vem o tempo máximo de permanência na conexão grátis.

Por sinal, a internet sem fio de graça não é fornecida pela empresa estatal, mas por três parceiras: Vex, Telefônica e Linktel. Elas são as fornecedoras da tecnologia.

Para utilizar o serviço é necessário fornecer o cartão de embarque num balcão especial para essa finalidade. A Infraero explicou que é feito um controle para que cada passageiro receba apenas um cartão. A empresa ainda afirma que o Wi-Fi é garantido somente nas salas de embarque.

A Infraero relatou ao Tecnoblog que pouco mais de 6,1 mil cartões foram solicitados no período de 20 de julho a 3 de agosto.

Além de Guarulhos e Galeão, o aeroporto de Brasília e o de Congonhas oferecem a internet sem fio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcus Silva Menezes
Se você entra no hospital público não é atendido, e o governo acha que ta tudo bom. Se você leva três meses do ano enchendo a burras do governo de dinheiro. Se os políticos mesmo com as mãos dentro da cueca cheia de dinheiro, se dizem honestíssimos. O que se esperar do governo de um país com as características acima quando diz que vai facilitar a vida dos usuários de aeroportos? Ta arriscado o governo fazer um estudo profundíssimo e aumentar este tempo para 15 minutos e 30 segundos. Infelizmente moramos em um país onde políticos e governantes brincam de governar e legislar, pois fornecer 15 minutos de internet, onde praticamente se passa horas a fio dentro de um aeroporto, é de fato uma brincadeira.
Caio Furtado
HAHAHAHAHAHAHHAHA VERDADE.
Marcus
Bah, e ainda tem que ir num balcão pedir o acesso! Eu entenderia se fossem 15 minutos do tipo "chegar e usar" e com um adicional de algumas horas apresentando o cartão de embarque. Mas não... É ao mesmo tempo burocrático e limitado.
Thiago Sabaia
Além de ser lenta só pega por 15 Minutos?
Leo
Viu! Nem a Ministra mandando as operadoras que ganham um dinheirao, deram colher. 15 minutos é só pra ingles ver, e nós burros brasucas acreditamos neste governinho. Vai vendo, vai ficar só na conversa e aí o pessoal acaba esquecendo. E nós OH!!!!!
j2k
palhaçada!! igual só poder ouvir 15 segundos de uma música da sua banda preferida!! Só vai dar mais vontade!!
j2k
pra isso só 15 SEGUNDOS!
@Tsavkko
Combina com o PNBL, que é outra piada e também não te garante navegação pelo mês inteiro do contrato, já quew 300MB de limite é piada das brabas! Eita governinho safado!
@luisdpaula
Desculpe Tecnoblog,mais em uma reportagem do Fantástico antes das férias mesmo foi deixado bem claro que eram somente 15 minutos,no salão de embarque.Se alguem j[a comentou isso...
@oscher88
E outra coisa que ninguem falou é uma Wi-fi de 15 minutos a QUAL VELOCIDADE? Dependendo da resposta esses 15min podem parecer mais uns 15 segundos...
@brunogdb
15 minutos não dá nem parar ver meus e-mails!
@higgorleimig
pedem para chegar 1h antes no aeroporto e só liberam 15min... triste
Bel Salles
Esses 15 minutos dá até pra fazer alguma coisa sim... Rápido, mas dá. Mas poderiam prolongar no caso de atrasos e tal, como já disseram... E não concordo que deem muito tempo não, pq o povo vai arrumar um motivo para reclamar caso perca o voo por estar distraído no Twitter, Facebook etc. Talvez 45 minutos ou 1 hora. (que é um tempo bom para quem chega no aeroporto com um pouco de folga e tal...o resto do tempo que fique prestando atenção na hora)
@thiagone_
15 min quando a media de atrasos é de 1hr.... deveria se levar em conta isso na verdade.... mas os 15min são mais que suficientes para quem ainda não tem, assinar o Boingo e pagando 5USD/mes ter acesso ilimitado a internet em todos os seus hotspots das americas! (vex é um deles!!!!)
Marcelo
15 minutos é tempo suficiente pra ver que nada funciona direito no Brasil!
Exibir mais comentários