O anúncio, feito no Ubuntu Developer Summit, pegou todos de surpresa: Mark Shuttleworth anunciou que a partir da versão 11.04 o gerenciador de janelas do Ubuntu será o Unity, e não mais o Gnome!

Os motivos para  a troca são vários, mas Shuttleworth destaca que a equipe Gnome recusava as propostas que a Canonical enviava (o uso dos botões das janelas no lado esquerdo, por exemplo). O Gnome “ideal” da Canonical é bem diferente do Gnome que os desenvolvedores desejam. Assim, optou-se por uma espécie de fork do projeto, com a Canonical focando no Unity e na integração entre ele e os programas do Gnome (o Nautilus, por exemplo, continuará sendo o gerenciador de arquivos padrão).

Pessoalmente, vejo essa notícia com o pé atrás. Cheguei a testar o Unity no Ubuntu Netbook 10.10 e o considerei fraco, mas isso pode ser por eu ser o tipo de usuário que prefere liberdade a simplicidade. No Unity tentar montar um compartilhamento Samba é uma missão quase impossível, já que o sistema não te dá opções para isso. Pode ser que a versão 11.04 para desktops traga uma versão do Unity mais “utilizável”, mas é cedo ainda para dizer.

De qualquer forma, vale lembrar que, assim como a Canonical criou um fork do Gnome, qualquer usuário pode desenvolver um Ubuntu que use o Gnome como padrão. Como exemplo, já temos hoje o Kubuntu (Ubuntu com o KDE como gerenciador de janelas como padrão) e o Xubuntu (com o ótimo XFCE como padrão, para máquinas mais simples). Será que em breve teremos o anúncio de um Gubuntu?

Com informações: Linux Today

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

alessandro simon
O que aconteceu há seis anos foi muito pior que isso ; o Ubuntu mudou para o Unity assim de repente !! , então na época pensei , beleza vou continuar usando o Ubuntu + Gnome , mais o Gnome alguns meses depois também mudou tudo drasticamente da versão Gnome 2 para a versão Gnome 3 , na época me senti perdido em relação a qual Distro e interface gráfica usar. Foi aí que mudei para o Linux Mint e não me arrependo até hoje. O linux Mint é a Distro que vai mais ganhar com essa volta do Ubuntu para o Gnome. Pois quando escolhi o Mint me livrei da coisa mais detestável em usar software aberto , que é você gostar e se apegar e de repente tudo se acaba. Na época lembro que a escolha do Mint para Distro de Desktop principal me deu muito trabalho , testando , analisando e muito mais. Saudações a todos.
Vinicius Araujo
E acabou! Unity e Mir descontinuados em favor do GNOME.
Daniel de Oliveira
O Unity atual está muito mais rápido e estável do que quando foi lançado no 11.04! E bonito. Já é o meu ambiente preferido.
Paulo Munir
Não entendo como montar um compartilhamento de Samba pode ser mais difícil no Unity, se ele é compatível com Gnome e ainda usa o Nautilus.
@leozacche
[3]
Kadu
OWNED!
@eubrunno
A interface esta bem engessada no estagio atual, não recomendo o uso. Se será assim no Desktop só o tempo irá dizer, a canonical tem até Abril pra desenvolver melhor a Unity
ribeirão
Sempre tive vontade de testar um netbook com esse tal Unity, mas tem sido mal falado. será assim tbm no desktop?
Ribeirão
Boa! dois
Renyer
“Ou seja todos os projetos e idéias que por ventura surgirem tem que seguir as idéias (ordens) dos grupos já existentes? e as distribuições não podem produzir nada e sim distribuir.. tá ok! entendi tudo .. Software livre não é? ok!” Não é isso! Você tem que entender que tem todo um grupo por trás do GNOME e a Canonical não pode chegar e simplismente dizer: “Mude aquilo! Mude isso!”. Software Livre, sim! Se a Canonical não está satisfeita, faça um fork e ela mesma dê seguimento ao projeto. O que é muito difícil.
Renyer
Parabéns pelo comentário!
@eubrunno
Acho que você esta errado. Provavelmente será algo muito mais complexo, como: "sudo apt-get install gnome-desktop" ou "sudo apt-get install gubuntu-desktop" :)
Paulo Graveheart
Eu acho que vocês estão discutindo a toa. Quando sair o Ubuntu 11.04, você baixa, instala, abre o terminal, e digita algo que provavelmente será assim: sudo apt-get install gnome Pronto, Gnome de volta. :)
@caiofbpa
Olha @eubrunno... Eu particularmente gosto bastante do ambiente KDE, acho bem mais avançado e produtivo que o do GNOME, apesar de ser mais pesado... E o desenvolvimento do Plasma Netbook está avançando bastante, introduzindo conceitos de usabilidade interessantes. Já o testei, não é tão usável quanto um Plasma Desktop, mas é bem mais usável que o Unity atual, e provém as ferramentas avançadas do KDE. Pode ser uma alternativa para você. :) Existem rumores de que o próximo LTS do Ubuntu (acredito que seja 12.04), tenha codinome Perfect Penguin, então esperamos que a Unity esteja totamente desenvolvida até lá.
@eubrunno
Sim, e espero que o Unity se mostre mais leve que o Gnome, estou muito interessado em comprar um TABLET mas os modelos atuais são meros Brinquedos (minha opinião) um tablet com Ubuntu seria para meu uso, perfeito, por ter um uso mais profissional e produtivo. Como sabemos o Gnome não tem seu foco voltado para Tablets e Netbooks apesar de ser possível compilar para ARM. Espero Ansiosamente pelo 11.04
Exibir mais comentários