Esse Jailbreak também é legal.

Ontem o jailbreak passou a ser legal através de um adendo ao DMCA. Hoje Leander Kahney, do Cult of Mac (talvez mais conhecido pelo seu livro “A cabeça de Steve Jobs”) recebeu uma ligação da assessoria de imprensa da Apple tratando do assunto.

O depoimento oficial da empresa sobre a legalização do jailbreak encontra-se abaixo:

“O objetivo da Apple sempre foi se certificar de que nossos clientes tenham uma ótima experiência com seu iPhone e nós sabemos que fazer jailbreak pode degradar severamente essa experiência. Como dissemos antes, a vasta maioria dos clientes não fazem jailbreak nos seus iPhones pois isso pode violar a garantia e fazer o iPhone ficar instável e não funcionar de forma confiável.”

Agora é possível que a discussão sobre o jailbreak fique ainda mais aquecida. Ele é legal, mas possibilita a utilização de apps piratas, além de que ninguém garante que aplicativos de fora da App Store não vão causar problemas ao seu iDevice se o usuário não souber bem o que está fazendo.

Mas, apesar de tudo isso, a dúvida que fica em mim agora é: pode um procedimento legal violar a garantia de um produto?

Suponho eu que sim. O jailbreak faz alterações no software do aparelho. Fazendo uma analogia com o hardware, seria como se um eletrônico fosse aberto e tivesse recebido alterações em seus componentes que não foram feitas por uma assistência autorizada. É legal abrir seu aparelho e trocar componentes, porém a fabricante não pode mais ser responsabilizada pelo estrago que isso pode causar se algo der errado, e portanto não precisa cumprir com a garantia.

Me parece um acordo justo: quem quiser fazer jailbreak pode ficar à vontade, mas a Apple lava as suas mãos. E você, leitor, o que acha?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@panveritrax
No caso do iPhone a Apple ela também fabrica o SO e provavelmente o "produto" é considerado hardware + SO... não é só ela que faz isso... a Nokia faz também... nada de mais nisso... é algo muito diferente do que acontece nos PCs onde hardware e SO são produtos separados e a garantia de um não cobre o outro...
yuriRamos
Essa discussão vai longe. Muito longe.
kylefurtado
Realmente, de acordo.
Eduardo C. Rocha
OK, o que eu quis dizer é que ela até pode manter o SO dela. Pode até mesmo tirar a garantia no caso de instalação de outro SO. Concordo, afinal o SO é que faz o aparelho funcionar. Alguém aqui já fez instalação de um novo firmware na BIOS da placa mãe e depois foi reclamar? Não dá né. Quer tirar a garantia de quem instalou um aplicativo que danifica o aparelho? Ótimo. Não da para responsabilizar a Apple pela estupidez do usuário. Mas dai a restringir o que é instalado ai não dá. Perguntinha cretina: Se um programa devidamente autorizado pela Apple danificar o iPhone, ela é obrigada a trocar o aparelho?
@betocampos7
Eduardo, não estou dizendo que a Apple é correta em manter seus hardwares a mão de ferro. Também acho essa falta de escolha muito ruim. Há diversos desenvolvedores de hardware e software e vc só pode utilizar os poucos que ela simpatiza. Isso é triste para o mercado e para a concorrência - e ainda falam da MS. Só estou dizendo que acho correto a perda da garantia quando o consumidor/usuário instala apps e implementos não autorizados e dá problema no aparelho. Não é justificando o que a Apple faz, mas se eu tivesse uma empresa de hardware, eu faria o mesmo. Não posso cobrir os defeitos gerados por software e hardware não testados, ou overclock, ou instalação indevida por pessoas não capacitadas, etc etc etc.
Web Dicas
A Apple é boa no que faz, mas o empresa FDP em..
Web Dicas
boa observação!
Web Dicas
macfag detectado
Eduardo C. Rocha
OK, até concordo com você. Mas há de convir que se você tiver um carro e a montadora obrigar a você a comprar qualquer coisa apenas dela você se torna refem. Se eu fizer um aplicativo e a Apple não autorizar eu não posso instalar. Resta eu sentar e chorar. Imagina uma aplicação corporativa que a Apple rejeite ou então uma aplicação que vá de encontro direto com algum negócio que pretendem desenvolver no futuro, ela pode simplesmente recusar e bater o pé dizendo NÃO. Pior ainda, ela identificar uma área de negócio interessante, rejeitar o aplicativo e depois ela própria ou um parceiro lancariam o MESMO projeto com outro nome.
@betocampos7
Você me entendeu errado ao chamar minha comparação de ridícula. Você pode fazer e não há problem algum nisso, mas se der defeito, a responsabilidade é totalmente sua, não da empresa. Isso que eu quis falar. Você pode instalar um jailbreak para falar com outras operadoras e instalar apps de terceiros, mas se no processo você danificar o aparelho (tanto com jailbreak qnt outros apps), o problema é seu. Você pode instalar uma VGA melhor, mas se não utilizar a fonte correta e no processo queimar sua VGA e/ou fonte, o problema é seu. Você acha errado uma empresa pensar dessa forma? Monte uma que compro na sua mão.
@motafoka
Comparação ridícula de instalar software com trocar peças do hardware. Instalar um programa não quebra o hardware, o que pode acontecer é ter que fazer um factory restore, e se voltar a funcionar o cabra que fique esperto com o software que ele instalou. A verdade é que a Apple quer manter o hype e lucrar com a venda de apps pela loja dela.
tplayer
Curto mais o Jailbreak da foto. Aliás, Jailbreak é minha música favorita do AC/DC.
Hernani
Essa briga vai longe, pelo menos 95% das pessoas que conheço que possuem iPhone, estão com jailbreak
@rafaelalgures
Eu acho que as pessoas tem que ter a opção de fazer isso sem ser considerado ilegal, mas concordo com a posição da Apple, tipo, quer fazer faça, mas não venha chorar depois se der problema no seu Iphone...
JoseRenan
normalmente a garantia cobre só defeitos físicos nos aparelhos, acho errado isso, qualquer pessoa pode instalar o que quiser no equipamento
Exibir mais comentários