Se você já comprou um domínio no Brasil, existe grande chance de ter recebido um boleto falso. Eles são diagramados com a intenção de se parecer o máximo possível com os boletos verdadeiros enviados pelo órgão Registro.Br, o verdadeiro responsável pelos domínios. Empresas (muitas vezes de hospedagem) enviam tais boletos para pessoas físicas e jurídicas acreditando que, ingênuos que são, eles pagariam sem verificar antes. Agora, com a abertura de um precedente, esses boletos podem parar de chegar.

Uma simples busca no Google retorna vários boletos

O Ministério Público Federal em Sergipe denunciou na semana passada um empresário sócio de duas empresas que são acusadas de tais práticas: a NICregistro Internet Provider e a NICregistro Soluções em Informática, do empresário Marcos Antônio dos Santos. Nesse caso, como afirma o procurador que assina a ação, Eduardo Botão Pelella, a semelhança dos nomes com os do NIC.br (outro órgão verdadeiro e responsável pela Internet no Brasil) fez com que vários usuários dos serviços de registro e hospedagem fossem induzidos a pagar boletos bancários.

De acordo com as investigações conduzidas pelo MPF, as duas empresas chegaram a receber créditos equivalentes ao pagamento de mais de 50 mil boletos entre os anos de 2006 e 2007 apenas. Como cada boleto vem cobrando 130 reais, pode-se estimar que no período as empresas receberam mais de 6 milhões de reais em créditos.

Com informações: BR-Linux.org

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Isso gera um baita prejuízo para os desavisados e desatentos.
@phartes
Sou webdesign e todos meus clientes foram pegos por esta quadrilha de 171, muitos me ligaram perguntando sobre este boleto falso, acho muito bom o MPF ter caido na cola deles, agora vao ser presos com toda certeza, só tenho a agradecer... segue ai o link de um dos boletos recebidos por mim: http://picasaweb.google.com/lh/photo/UDfRXiML5N8_EJR1InxW2w?feat=directlink
Bruno Gall
[2]
kylefurtado
Eu também não. É incrível a capacidade humana de querer ganhar dinheiro assim.
Alexandre
Tem que bater num cara desses. A gente recebeu boletos de dominio 2 meses atras, mas como tamos acostumados, nao caimos. O que espanta é que a semelhanca com o mail do registro.br era muita.
Alex Ribeiro
Deviam acabar também com a eterna tentativa de seqüestro de domínio desses hosts meia boca para com seus cliente ingênuos.
Matheus
O loco! Eu nem sabia dessas tramóias! hahaha...
Adriano
Nossa isso ocorre muito e as pessoas estão acostumadas a pagar qualquer boleto que vêem pela frente, tomare que isso pare.
Sr. Sem Papo
Recebi um boleto, essa semana para pagar meu domínio :D ! Espero que esse não seja falso ..rsrs
Breno Brito
Núh! Finalmente! =D Trabalhei numa empresa onde eram 2 sócios. Um pro lado de TI e outro pro lago gerencial. Esta boleta teve o azar (ou a sorte) de parar nas mãos do sórcio gerencial. Só sei q rolou briga, pq era falso e este cara deveria consultar alguém de TI antes de mandar pagar. =(
Erick
Tomara que FINALMENTE se acabe com essa palhaçada. Esses caras deviam ir pra cadeia!