Uma das razões pelas quais um sistema operacional é muito atacado é ter uma grande fatia do mercado. É por isso que tantos bugs são encontrados no Windows, por exemplo. O mesmo vale para programas que grande parte dos usuários de computador usam, como o Adobe Reader, leitor de arquivos PDF da Adobe. Ele é tão mirado por hackers que foi um dos campeões de ataques em 2009.

Mas os ataques ficarão mais difíceis por causa de ninguém menos do que a Microsoft. Segundo a Adobe, a fabricante do Windows ajudou a desenvolver o que eles batizaram de Adobe Reader Protected Mode. Trata-se de uma sandbox, uma espécie de campo fechado que, de modo bem simplificado, vai limitar o que um arquivo PDF pode ou não fazer ao ser aberto. O modo estará ativo por padrão e deverá estar disponível na próxima versão do leitor.

Essa proteção foi tem como base uma técnica criada pela Microsoft e implementada no Windows em 2007 e na última versão da sua suíte de aplicativos Office. Na primeira versão do Protected Mode, as chamadas de gravação de dados serão contidas na sandbox, o que impede que arquivos PDF maliciosos insiram vírus no computador, por exemplo. Nas próximas versões, a Adobe planeja limitar também as chamadas de leituras de dados, que vai impedir que arquivos PDF com código malicioso leiam informações privadas dos usuários.

O primeiro que fizer um comentário contendo o dito popular “sujo falando do mal lavado” ganha o selo Capitão Óbvio. 😛

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ricardo
O Windows é a plataforma mais susceptível a ameaças que existe; portanto a Microsoft está tentando "blindar" os programas para evitar ataques.
Hernani
Trabalho em conjunto sempre rende melhores resultados
Web Dicas
Mas a dicas de segurança com a "microsoft" ? ;x
Web Dicas
hahaah boaaa!
@bruno_gall
Até ai legal, mas, coloquem por favor o Adobe Reader instalado automaticamente no Windows
Guilherme Mac
O sistema mais seguro do mercado? hehe Mas o pessoal fala mal da Microsoft principalmente por ela dominar o mercado doméstico, tendo assim poder suficiente para tomar atitudes típicas de quem domina - prejudiciais ao consumidor e ao desenvolvimento tecnológico - e desleais, como o "dumping" (entre aspas mesmo) do DirectX, a "forcinha" às empresas que tirarem o Netscape e adotarem o IE, o dinheirinho para a Corel sair do mercado Linux, a venda casada do seu sistema com computadores, o preço inflacionado de vários produtos, etc.
@JojsW
Claro que eu li! Seria muita burrice fazer um comentário tão crítico sem ao menos ler o post. É muito interessante ver que a Microsoft quer ajudar a Adobe, mas, aparentemente, o máximo que ela consegue fazer com seu próprio sistema operacional é criar um software antivirus. Convenhamos, ela não passa nem perto de ser uma referencia tratando-se de segurança.
@betocampos7
Porque a Microsoft faz o sistema mais seguro do mercado, o mais vendido, o mais mal falado, etc etc etc. Então pq essa galera não muda pra Apple. Aposto q sua vida vai melhorar. #NOT E tb não entendo pq reclamam q a Microsoft quer ganhar dinheiro. Qnd vc compra pão no padeiro, ele quer te alimentar ou ganhar dinheiro? "Ah, claro! Essa é a nova moda nas empresas desde o escambo". Galera esperta.
@evilmagus
Contando os dias para Jobs dizer que pdfs são coisa do passado, e suporta o futuro com o .TFM, TEXT FOR MAC, que roda apenas nos produtos da Apple. Agora falando sério, pq tem gente reclamando que algo está sendo feito? Oo
Denis
Le o post antes de comentar :). E eu acho que foi legal a parte da MS :)
JoseRenan
esse leitor de pdf recebe atualizacoes todo dia la em casa, todo dia tem atualizacoes pronta para seram instaladas
@leozacche
Deve ter um MEGA ovo de páscoa, tão bem escondido, que ninguém ainda descobriu.
Kadu
O comentário acima não era pra ser um reply. O reply seria um simples "Exatamente" haha Mas tá valendo! Se encaixou no seu comentário...
Kadu
De certa forma, o problema da segurança do Adobe Reader acaba sendo um problema pra Microsoft, no final.
Alisson melo
A Microsoft não esta preocupada em deixar o Adobe mais seguro, e sim em deixar o Windows mais segura.
Exibir mais comentários