Upa, upa, cavalinho!

Upa, upa, cavalinho!

De acordo com a vendedora de anti-vírus Sophos, a atualização do Mac OS X Snow Leopard para a versão 10.6.4 que foi liberada nesta terça-feira (15) continha uma atualização do arquivo que lista a assinatura de alguns malwares que podem afetar o OS X.

Na nova versão do arquivo — chamado XProtect.plist — há uma referência que não havia anteriormente a um malware que a Apple chama de HellRTS. A maioria dos casos de trojans afetando o OS X nos últimos anos era de arquivos maliciosos adquiridos através de cópias piratas de software da própria Apple, e esse caso não foi diferente. Chamado de OSX/Pinhead-B pela Sophos, o software malicioso tem sido distribuído desde abril disfarçado de uma versão pirata do iPhoto, o software de organização e edição de fotos que vem com todo Mac.

Usuários infectados pelo cavalo de tróia abrem as portas para que hackers enviem e-mails para os contatos armazenados no Mac, façam capturas de tela, acessem arquivos dos usuários, entre outras possibilidades.

No post em um dos blogs da Sophos onde o achado é revelado, o autor Graham Cluley questiona o fato de a Apple não ter documentado de maneira alguma a adição dessa proteção na última atualização do sistema e se pergunta se a empresa estaria fazendo isso para evitar assumir que há sim malwares que afetam o Mac OS X.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ASF
XP sem anti-vírus? :) Conta outra.
cobalto
Traduzindo: "Mimimimimi sou uma biba mimimi." Colega, se você passa sua vida baixando pirataria de fonte duvidosa e assistindo vídeo de travesti, isso é problema unica e exclusivamente SEU. Eu tenho um netbook já tem quase um ano e roda Windows XP sem antivírus. BTW, meu Windows 7 é original, o que você usa pra jogar com certeza é um XP pirata. Also, também uso linux ;) O único retardado aqui é você. (se bem que talvez eu também seja por estar perdendo meu tempo com você, né?)
Sr. Sem Papo
Ninguém gosta de comer uma maça com bicho... acho melhor a apple ir se protegendo agora, senão depois fica igual a MS
Luciano Vieira
Essa história de que Mac não pega vírus é lorota! Mac pega vírus sim! E Mac não é melhor do que Windows não! Não comprem! ;)
Hernani
Antigamente a Apple era coadjuvante, hoje é ator principal do cenário, logo, todos estão de olho, e visto que as pessoas que possuem hardwres da Apple possuem um poder aquisitivo maior logo será foco de ataques com frequência
Alexandre
Uma vez me disseram que iam comprar Mac por nao pegar virus, HAHAHA.
ASF
Todos precisam se proteger. Quem não faz isso é louco.
ASF
Mas sabe de uma coisa? Acho que nunca veremos isso acontecer.
ASF
Concordo com você. Uma saída ideal para a Microsoft seria abrir mão do kernel NT e trocá-lo por um kernel BSD, exatamente como fez a Apple quando lançou o Mac OS X (usando o kernal Darwin, baseado no BSD). Para levar adiante essa abordagem a Microsoft poderia portar, acredito que com certa facilidade inclusive, o framework .Net para usar a nova plataforma. Dessa maneira aplicações desenvolvidas para .Net rodariam no novo Windows baseado em BSD praticamente sem qualquer alteração. Quanto a COM/DCOM a Microsoft também poderia fazer um port garantindo que a Win32 executasse na nova plataforma. Coisa semelhante a Apple fez quando criou Carbon e Cocoa.
JoseRenan
a Microsoft deveria ter feito que nem a Apple, mudado totalmente a arquitetura do SO. Um programa que roda em Mac OS 9 não roda no Mac OS 10.
ASF
Cobalto, faz o seguinte: pega seu Windows 7 novinho em folha e desinstala o anti-vírus dele, depois dá um passeio pelo underground da Internet (sites de senhas, pornográficos, baixa uns arquivinhos no torrent etc). Depois que você terminar a reinstalação do sistema e penar um pouco para reativar a sua cópia, volta aqui pra tomar umas dicas de uso do Mac ou Linux. E por aqui eu sigo sem anti-vírus. Abraço pra você e boa sorte!
Luciano Vieira
"macfaggots"? essa é nova pra mim...explica aí pra gente...rs
cobalto
A noticia tá ok, mas o que eu adoro mesmo são os comentários. Ameaças no windows, MICROSOFT SUA M*$&!ERDA! Ameaças no Mac, isso é normal, todo sistema tem, o importante é que os usuarios saibam se proteger. A Apple faz a parte dela escondendo isso das pessoas. Ai ai macfaggots ¬¬
ASF
Existe "vírus" para praticamente qualquer sistema operacional em uso. Sim, existem malwares para Mac OS X e para Linux também. Ocorre que, pelo menos por enquanto, malwares para Unices não provocam pandemias como acontece na plataforma da Microsoft. A razão para isso é relativamente simples, diferenças de arquitetura. Mesmo com a adição de recursos de segurança sofisticados nos Windows Vista e Windows 7 a Microsoft ainda precisa conviver com o pesado fardo do legado (equívocos históricos na concepção do sistema) que faz do Windows um sistema tão difícil de proteger. Quanto a recursos anti-malware, não se trata de uma novidade que o Mac OS X possua tal recursos. Inclusive o tal recurso foi bastante badalado à época do lançamento do Snow Leopard. Não vejo porque tanto barulho em torno disso. Não é algo bom para o usuário? Boa parte do interesse em polemizar em torno refere-se a interesses da indústria do anti-vírus. Criar uma certa paranóia nos usuário de Mac é um sonho acalentado faz tempo, que felizmente ainda não se realizou. Ferramentas de proteção equivalentes aquelas que são populares no mundo Windows (e requisito fundamental para usar o sistema com alguma segurança) não são necessárias para usuários de Mac desde que eles prestem atenção naquilo que autorizam que seja instalado em seus sistemas. Qualquer malware existente hoje para Mac precisa de uma autorização explícita de instalação por parte de um usuário com privilégios administrativos no sistema.
Pedro Leal
Concordo, a maioria compra com essa ilusão, mas uma segurança que funcione (pelo menos melhor que do windows) tem também q ser sempre atualizada...caso contrário poderá deixar de ser segura...
Exibir mais comentários