Os funcionários da Anatel tiraram o fim de semana para atualizar o site do órgão. Somente neste sábado, descobrimos que a bateria do iPhone 4, bem como seu manual, haviam sido oficialmente homologados. Agora chegou a vez do tão aguardado iPhone 4.

Leia | Exclusivo: bateria do iPhone 4 é aprovada pela Anatel

Como você pode ver nas imagens abaixo, a Apple Computer do Brasil conseguiu a homologação certificação final que todo aparelho que emite sinais de radiofrequência necessita para ser comercializado no país. Em outras palavra, a Anatel deu não deu sinal verde para que os brasileiros possam finalmente comprar o iPhone 4 diretamente com as operadoras.

“Certificado de Homologacão N° 1465-10-1993. Este produto está homologado pela Anatel, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resolução n° 242/2000 e atende aos requisitos técnicos aplicados, incluindo os limites de exposição da Taxa de Absorção Específica referente a campos
elétricos, magnéticos e eletromagnéticos de radiofreqüência, de acordo com a Resolução n° 303/2002 e 533/2009.”

O presidente da Claro já havia dito que o iPhone 4 começaria a ser vendido no terceiro trimestre do ano, informação que aparentemente se confirma. Ainda de acordo com o executivo, não haverá política de exclusividade na oferta do aparelho no país.

Homologação

O iPhone 4 – modelo A1332, de acordo com o registro da Anatel – teve sua certificação emitida em 23/07/2010, com validade de um ano. A solicitante é a Apple Computer Brasil Ltda., que utilizou os serviços do Instituto Brasileiro de Certificação (Ibrace) para obter o Certificado de Conformidade Técnica para Produto de Telecomunicações.

Acima você confere o certificado final emitido pelo Ibrace.

Dica enviada pelo leitor Daniel Amaro (@dbamaro). Valeu, Daniel!

Atualização às 19h38 | A situação do iPhone 4 mostra-se bastante incomum. Ao mesmo tempo em que já existe o certificado emitido pelo Ibrace, que atesta as funcionalidades do aparelho e suas conformidades com a legislação brasileira, aparentemente a Anatel não emitiu a homologação final que autoriza a venda do iPhone 4 por aqui.

O Tecnoblog está tentando contato com a Anatel para obter mais informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
Poxa, cara, eu não fiz nada de errado e você vem, indiretamente, me chamando de criminoso? Sério, acho que jogou um pouco pesado... Nunca contrabandeei, nem comprei nada por essa origem (não que eu saiba), mas mesmo que o tivesse feito... Você disse uma coisa: "Logo aparece um do tipo “trafico é o que há”, “seqüestro é o que ha”… Não importa, qual das opções, crime é crime…" Então você NUNCA usou um crack no computador para qualquer coisa, e todas as suas licenças de windows foram originais, você NUNCA teve uma música por mais de 24 horas sem comprá-la e TODOS os seus programas são originais? Todos os jogos, S.O.s, ferramentas, programas, músicas.. FILMES, SÉRIES... Até mesmo aquelas velhas cópias em VHS... TUDO. Em perfeito estado de legalidade? Você também nunca postou uma foto/vídeo de um menor de idade que não seja seu filho na internet, sem a autorização escrita dos pais?! Ou então de qualquer outra pessoa, sem os devidos direitos.. Se sim, cara, parabéns, você é o primeiro usuário (que conhece de tecnologia e talz) de windows que eu conheço que é assim. Realmente, talvez eu tenha exagerado mais do que você, porém, acho que você jogou um pouco pesado comigo, me chamando - mesmo que indiretamente - de CRIMONOSO por culpa de um comentário, uma brincadeira.
Turdin
Eba, finalmente vou poder ter minha bateria de iPhone! //ironia
Hernani
Tá liberado, mas não totalmente :?
Claudio
É assim que a maioria dos criminosos pensam... Logo aparece um do tipo "trafico é o que há", "seqüestro é o que ha"... Não importa, qual das opções, crime é crime...
Alexandre
Que bom. E quando um Android mais barato que 600 pila vai aparecer?
Bruno Gall
Agora só falta uma boa vontade vinda da Apple ;)
Daniel Drumond
Contrabando é o que há. :P
@ghscheiffer
poxa, que enrolação, será que o iPhone 4 pode chegar no final de agosto?
Francis Rosario
CLIMAO MANERO!
Francis Rosario
Enquanto fica nessa história de liberou ou não liberou eu compro o meu via contrabando e por um preço mais camarada. :)
@ibajc
A Anatel possui um sistema versátil de consulta de produtos homologados/certificados que pode ser encontrado no link, abaixo: http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/Tela.asp?SISQSmodulo=10199 Se colocar o número da homologação (certificado de conformidade) no campo indicado Nº HOMOLOGAÇÃO não vai encontrar produto homologado com esse código. Se colocar parte do modelo, como por exemplo 1332, também não vai encontrar nada. Experimentem colocar algo como 215 no modelo e verão diversos aparelhos listados. Se colocarem só a palavra PHONE na pesquisa vão encontrar diversos resultados, mas nenhum iPhone. Se pesquisarem por Apple vão encontrar alguns A13xx, mas nenhum A1332. Em outras palavras, homologação ainda não concluída para comercialização.
taiã brasil pryor
MEU DEUS!!! alguem esclarece logo isso!!! alguns blogs dizem q sim e outros dizem q nao... afinal FOI OU NÃO????????????? ¬¬
Everton Favretto
hahahahaha!
kylefurtado
Foi um elogio. Disponha!
fabforte
O "Campo de Distorção da Realidade" do Steve Jobs está começando a afetar a Anatel...
Exibir mais comentários